Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Havia 45,7 mil milhões de créditos em moratória no final de janeiro

Dados são do Banco de Portugal.

Havia 45,7 mil milhões de créditos em moratória no final de janeiro
Notícias ao Minuto

12:03 - 24/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Moratória

No final de janeiro de 2021, 45,7 mil milhões de euros em empréstimos estavam abrangidos por moratórias, menos 0,5 mil milhões que em dezembro, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Esta redução foi transversal à generalidade dos setores e finalidades, com exceção dos empréstimos concedidos a particulares para habitação e dos empréstimos às sociedades não financeiras do setor do alojamento e restauração, em que se registaram aumentos no recurso às moratórias de 71 e 38 milhões de euros, respetivamente", pode ler-se no relatório do supervisor. 

Durante o mês de janeiro registou-se um aumento de 0,5 mil milhões de euros de novos empréstimos em moratória enquanto 0,9 mil milhões de euros deixaram de estar abrangidos por este regime.

No contexto da pandemia foram aprovadas medidas de proteção às famílias e às empresas portuguesas, como as moratórias, com o objetivo de assegurar a manutenção da sua capacidade de gestão de tesouraria e de liquidez.

O maior aumento na adesão às moratórias foi registado em abril de 2020, o mês seguinte à introdução desta medida. O montante máximo de 48,1 mil milhões de euros foi atingido em setembro de 2020. Desde então, manteve-se uma tendência decrescente, para a qual contribui o término de algumas moratórias privadas.

Leia Também: UGT avisa que não deixará "cair" a questão das moratórias bancárias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório