Havia 45,7 mil milhões de créditos em moratória no final de janeiro

Dados são do Banco de Portugal.

Dívida pública sobe na zona euro e na UE no 3.º trimestre de 2020

© shutterstock

Notícias ao Minuto
24/03/2021 12:03 ‧ 24/03/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

moratória

No final de janeiro de 2021, 45,7 mil milhões de euros em empréstimos estavam abrangidos por moratórias, menos 0,5 mil milhões que em dezembro, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Esta redução foi transversal à generalidade dos setores e finalidades, com exceção dos empréstimos concedidos a particulares para habitação e dos empréstimos às sociedades não financeiras do setor do alojamento e restauração, em que se registaram aumentos no recurso às moratórias de 71 e 38 milhões de euros, respetivamente", pode ler-se no relatório do supervisor. 

Durante o mês de janeiro registou-se um aumento de 0,5 mil milhões de euros de novos empréstimos em moratória enquanto 0,9 mil milhões de euros deixaram de estar abrangidos por este regime.

No contexto da pandemia foram aprovadas medidas de proteção às famílias e às empresas portuguesas, como as moratórias, com o objetivo de assegurar a manutenção da sua capacidade de gestão de tesouraria e de liquidez.

O maior aumento na adesão às moratórias foi registado em abril de 2020, o mês seguinte à introdução desta medida. O montante máximo de 48,1 mil milhões de euros foi atingido em setembro de 2020. Desde então, manteve-se uma tendência decrescente, para a qual contribui o término de algumas moratórias privadas.

Leia Também: UGT avisa que não deixará "cair" a questão das moratórias bancárias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas