Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Joana Mendonça nomeada presidente da Administração da Agência de Inovação

Joana Mendonça, professora do Instituto Superior Técnico, foi nomeada presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), a primeira mulher a ocupar este cargo, anunciou hoje o Governo.

Joana Mendonça nomeada presidente da Administração da Agência de Inovação
Notícias ao Minuto

19:51 - 23/03/21 por Lusa

Economia Inovação

"Joana Mendonça, professora associada de gestão da inovação do Instituto Superior Técnico (IST), foi hoje nomeada nova presidente do Conselho de Administração da ANI -- Agência Nacional de Inovação, sendo a primeira vez que a instituição é presidida por uma mulher", lê-se num comunicado conjunto dos ministérios da Economia e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Fazem igualmente parte deste órgão Eduardo Bacelar, do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho, e João Braga, diretor executivo da Startup Portugal.

Por sua vez, Nuno Mangas, presidente do Compete, assume a presidência da assembleia-geral da ANI, e Paulo Ferrão, do IST, vai assumir os cargos de vice-presidente e secretário.

O novo Conselho de Administração e os órgãos sociais vão iniciar funções até ao início de maio, tendo sido eleitos para o triénio 2021-2023.

Joana Mendonça é também investigadora no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento e coordenadora do programa de mestrado em Engenharia e Gestão de Inovação e Empreendedorismo e do programa doutoral em Engenharia e Políticas Públicas.

Esta responsável integra a direção científica da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal desde 2014 e é coordenadora científica no CEiiA desde 2018.

Em 2016, foi assessora no Ministério da Economia para a área de Inovação.

Antes disso, foi investigadora no IN+, professora convidada no IST, subdiretora da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência e assessora do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Joana Mendonça tem um doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial, um mestrado em Engenharia e Gestão Tecnológica e uma licenciatura em Química Tecnológica.

Entre as competências da ANI está a prossecução das linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial, nomeadamente "o estímulo do investimento em investigação e desenvolvimento, a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico".

Leia Também: Costa anuncia estrutura permanente dedicada ao empreendedorismo em Lisboa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório