Joana Mendonça nomeada presidente da Administração da Agência de Inovação

Joana Mendonça, professora do Instituto Superior Técnico, foi nomeada presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), a primeira mulher a ocupar este cargo, anunciou hoje o Governo.

Ensino Superior universidade estudantes

© iStock

Lusa
23/03/2021 19:51 ‧ 23/03/2021 por Lusa

Economia

Inovação

 

"dummyPub">

"Joana Mendonça, professora associada de gestão da inovação do Instituto Superior Técnico (IST), foi hoje nomeada nova presidente do Conselho de Administração da ANI -- Agência Nacional de Inovação, sendo a primeira vez que a instituição é presidida por uma mulher", lê-se num comunicado conjunto dos ministérios da Economia e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Fazem igualmente parte deste órgão Eduardo Bacelar, do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho, e João Braga, diretor executivo da Startup Portugal.

Por sua vez, Nuno Mangas, presidente do Compete, assume a presidência da assembleia-geral da ANI, e Paulo Ferrão, do IST, vai assumir os cargos de vice-presidente e secretário.

O novo Conselho de Administração e os órgãos sociais vão iniciar funções até ao início de maio, tendo sido eleitos para o triénio 2021-2023.

Joana Mendonça é também investigadora no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento e coordenadora do programa de mestrado em Engenharia e Gestão de Inovação e Empreendedorismo e do programa doutoral em Engenharia e Políticas Públicas.

Esta responsável integra a direção científica da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal desde 2014 e é coordenadora científica no CEiiA desde 2018.

Em 2016, foi assessora no Ministério da Economia para a área de Inovação.

Antes disso, foi investigadora no IN+, professora convidada no IST, subdiretora da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência e assessora do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Joana Mendonça tem um doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial, um mestrado em Engenharia e Gestão Tecnológica e uma licenciatura em Química Tecnológica.

Entre as competências da ANI está a prossecução das linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial, nomeadamente "o estímulo do investimento em investigação e desenvolvimento, a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico".

Leia Também: Costa anuncia estrutura permanente dedicada ao empreendedorismo em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas