Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

OCDE propõe ao G7 fórum para reforçar resposta a futuras crises

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) propôs ao G7 a criação de um fórum de ação rápida para garantir uma resposta em futuras crises, nomeadamente a nível de abastecimento de bens essenciais.

OCDE propõe ao G7 fórum para reforçar resposta a futuras crises
Notícias ao Minuto

16:50 - 23/03/21 por Lusa

Economia OCDE

Num comunicado divulgado hoje, a OCDE considera que há que aprender com o impacto da crise financeira internacional e agora da pandemia de covid-19 para enfrentar as vulnerabilidades do sistema económico e preparar uma recuperação rápida.

A organização, que elaborou um relatório a pedido da atual presidência britânica do G7, defende que a iniciativa que propõe facilitaria uma resposta a tempo, coordenação e transparência quanto a necessidades em caso de crises, apontando que há o risco de outras ameaças, das alterações climáticas aos ciberataques.

O país que exerce a presidência do G7 poderia dirigir essa instância, com a possibilidade de envolver outros países e não apenas os sete mais industrializados que integram o grupo, "dependendo da natureza da crise".

"Para que as cadeias de abastecimento e os mercados globais tenham uma forte resiliência, os poderes públicos e os cidadãos devem ter a garantia de que os mercados estão abertos, são justos e continuarão assim também em períodos de tensão", afirmou o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, citado no comunicado.

Para Gurría, reforçar a resistência para enfrentar choque futuros "é um desafio global" para o mundo após a pandemia de covid-19.

"Como vimos em apenas uma década, no mundo interligado de hoje, os eventos de choque propagam-se rapidamente através das fronteiras e entre setores económicos e têm efeitos devastadores para as pessoas, para o emprego e para a confiança em governos, instituições e mercados", considerou.

A OCDE considera que os países do G7 estão numa posição particular para reforçar a cooperação com o setor privado, melhorar as estratégias de planeamento de infraestruturas fundamentais e aumentar a cooperação internacional para favorecer um sistema de comércio internacional baseado em regras, defendendo um reforço dos dispositivos de controlo na Organização Mundial de Comércio (OMC) para as restrições às exportações.

Leia Também: Obra de Banksy atinge novo recorde em leilão com 19,4 milhões de euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório