Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Novo confinamento 'obrigou' quase 30 mil pessoas a registarem-se no IEFP

No final de fevereiro havia 431.843 indivíduos desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, acima dos 402.254 inscritos no final do ano passado.

Novo confinamento 'obrigou' quase 30 mil pessoas a registarem-se no IEFP
Notícias ao Minuto

08:59 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia IEFP

O impacto do novo confinamento no mercado de trabalho já é visível. No final de fevereiro havia 431.843 indivíduos desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), quando em dezembro do ano passado este número era de 402.254, o que significa que o novo confinamento - que começou em meados de janeiro - 'obrigou' quase 30 mil pessoas a inscreverem-se nos centros de emprego

Os dados mais recentes do IEFP, divulgados na segunda-feira, revelam que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 36,8% em fevereiro em termos homólogos e 1,8% face a janeiro.

Para o aumento do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, segundo o IEFP, "contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, adultos com idade igual ou superior a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário".

A nível regional, no mês de fevereiro, o desemprego registado aumentou em todas as regiões do país. Dos aumentos homólogos, sinaliza, o mais pronunciado deu-se na região do Algarve (com mais 74,4%), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (com mais 52,9%) e da região da Madeira, com mais 30,4%.

Número de casais com ambos os elementos no desemprego sobe 29,5%

O número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego aumentou 29,5% em fevereiro face ao mesmo mês de 2020, para 6.899, segundo os mesmos dados. 

De acordo com o IEFP, do total de desempregados casados ou em união de facto, 13.798 (8,5%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no respetivo serviço de emprego.

Assim, o número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de fevereiro, de 6.899, ou seja, mais 29,5% (1.571 casais) do que no mês homólogo e de 2,9% (mais 197 casais) em relação ao mês anterior.

Os casais nesta situação de duplo desemprego têm direito a uma majoração de 10% do valor da prestação de subsídio de desemprego que se encontrem a receber, quando tenham dependentes a cargo.

Leia Também: Norte com mais 35.605 desempregados inscritos do que em fevereiro de 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório