Meteorologia

  • 05 JULHO 2022
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 31º

Dia Mundial da Água. Cinco dicas que ajudam a poupar este "bem precioso"

De acordo com a Adene, "mais de dois mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e mais de quatro mil milhões vivem sem saneamento adequado".

Dia Mundial da Água. Cinco dicas que ajudam a poupar este "bem precioso"
Notícias ao Minuto

09:42 - 22/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Água

Assinala-se, esta segunda-feira, o Dia Mundial da Água e a Adene - Agência para a Energia alerta que os recursos hídricos do planeta estão ameaçados, pelo que é necessário atuar com "urgência". 

De acordo com a Adene, "mais de dois mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e mais de quatro mil milhões vivem sem saneamento adequado", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Para comemorar o dia que se assinala hoje, a Adene partilhou cinco dicas que podem ajudar a poupar este "bem precioso". Tome nota: 

  • A substituição de autoclismos convencionais de descarga completa por autoclismos de dupla descarga eficientes, resulta numa poupanças de cerca de 63 mil litros de água por ano, correspondentes a 73 euros de redução anual da fatura da água;
  • A substituição de chuveiros convencionais por chuveiros eficientes, resulta em poupanças de cerca de 43 mil litros de água por ano, correspondentes a 50 euros de redução anual da fatura da água;
  • A substituição de torneiras convencionais por torneiras eficientes, resulta em poupanças de cerca de 43 mil litros, que correspondem a uma poupança de 50 euros na fatura anual da água;
  • A aquisição de uma máquina de lavar loiça eficiente, em casos em que esta seja inexistente, pode resultar em poupanças de até cerca de 16 mil litros por ano, que corresponde a poupanças de 19 euros na fatura anual de água;
  • A instalação de um equipamento de circulação e retorno permite poupar cerca de 34 mil litros de água por ano, resultando em poupanças de cerca de 40 euros por ano na fatura da água. 

Estas estimativas, sublinha a Adene, são feitas com base numa família de quatro pessoas e tendo em conta a tarifa média para um concelho com elevada densidade populacional". 

Leia Também: Covid-19: Consumo de luz sobe 14,9% nas famílias e cai 18,3% nos serviços

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório