Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal mantém rating Baa3 com perspetiva positiva

A agência de 'rating' Moody's não se pronunciou hoje sobre a dívida pública portuguesa, mantendo-a com a classificação de Baa3, um nível acima do 'lixo', com perspetiva positiva, foi hoje conhecido.

Portugal mantém rating Baa3 com perspetiva positiva
Notícias ao Minuto

22:18 - 19/03/21 por Lusa

Economia Moody's

De acordo com uma nota publicada no 'site' da agência de notação financeira norte-americana, Portugal figura nos "'ratings' que não foram atualizados" hoje.

A Moody's segue assim a tendência da Standard and Poor's (S&P), que há uma semana também não se tinha pronunciado acerca da notação da dívida pública nacional.

Assim, mantém-se a classificação em vigor atribuída pela Moody's, que remonta a agosto de 2019, de Baa3, primeiro nível de investimento, e perspetiva positiva.

Em julho do ano passado, a Moody's também não se tinha pronunciado acerca do 'rating' da dívida portuguesa.

Na passada sexta-feira, a S&P também não se pronunciou acerca da classificação da dívida portuguesa nos mercados financeiros, mantendo-a em nível de investimento (BBB) com perspetiva estável.

Há três semanas, a agência de 'rating' DBRS Morningstar também manteve a classificação da dívida pública portuguesa em BBB (alto) com perspetiva estável, em nível de investimento.

A DBRS Morningstar foi a primeira agência a pronunciar-se sobre o 'rating' de Portugal este ano, mantendo a tendência do ano passado, em que a Fitch, Standard and Poor's e Moody's mantiveram a classificação da dívida nacional em nível de investimento.

Em novembro, a Fitch manteve o 'rating' da dívida de longo prazo de Portugal em BBB, nível de investimento, e com perspetiva estável.

O 'rating' é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório