Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Falsos intermediários de crédito? Saiba como os identificar

Fique a par destas recomendações e não se deixe enganar.

Falsos intermediários de crédito? Saiba como os identificar
Notícias ao Minuto

08:30 - 21/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito

Os alertas do Banco de Portugal (BdP) para entidades sem autorização para exercer atividade em Portugal têm sido crescentes. Em caso de dúvida, pode sempre consultar a lista de entidades autorizadas, através deste link

Também a DECO alerta para o "crescente número de burlas relacionadas com falsos intermediários de crédito que contribuem para o agravamento da situação financeira das famílias". 

Admitindo que existem "esquemas mais complexos", o que normalmente acontece passa pela "recolha dos dados do consumidor pela entidade financiadora (que poderá ser apenas um indivíduo ou um grupo de indivíduos) e pela simulação da análise da viabilidade da concessão do empréstimo". 

Depois, explica a Associação, o "consumidor é informado que o crédito foi aprovado e é-lhe então solicitada a transferência de um montante para finalizar o empréstimo". Aqui está o problema: "Será um valor na ordem de algumas centenas de euros e ao ser efetuado o pagamento é consumada a burla, o consumidor fica sem o crédito e sem o dinheiro pago, deixando de conseguir contactar com a alegada entidade financiadora", diz a Associação. 

Para evitar 'cair' nestes esquemas, a DECO recomenda que o consumidor adote uma "postura preventiva". Veja o vídeo e saiba como identificar este tipo de situações: 

Leia Também: PSP detém suspeitos de lucrar meio milhão de euros em burlas na MB Way

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório