Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Emprego. Cinco das profissões com mais saída no pós-pandemia

Conheça-as aqui.

Emprego. Cinco das profissões com mais saída no pós-pandemia
Notícias ao Minuto

09:04 - 20/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia profissões

A pandemia ditou uma mudança no mercado de trabalho e as empresas começaram a privilegiar nos seus recursos humanos a flexibilidade, polivalência, capacidade de resposta ao inesperado e a empatia. Estes são fatores considerados como "mais-valias" perante uma mudança súbita, como foi a pandemia, considera a Adecco, que revelou cinco das profissões que vão ter mais saída no período pós-pandemia

"A Sociedade não tem tempo útil para uma requalificação de emergência, se ela for necessária: portanto, a tendência é que as equipas sejam cada vez mais pequenas e com isso há a necessidade de ter mais flexibilidade na alocação de recursos", considera Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, citada em comunicado. 

De acordo com a empresa de recursos humanos, estas são cinco das profissões mais promissoras

1. Híbrido

"Tecnicamente, não é uma profissão, mas há uma razão para que este perfil esteja no topo da lista: a economia pode estar a recuperar, mas as empresas ainda estão a tentar equilibrar-se. Isto significa que podem não ter um orçamento para múltiplas contratações e precisarão de alguém polivalente, que possa preencher muitos papéis."

2. Especialista em marketing digital

"As empresas tiveram de transitar para o domínio digital e as lojas físicas foram transformadas em plataformas de comércio eletrónico. Como resultado, precisam de mais funcionários com competências digitais. Os especialistas em marketing digital são semelhantes aos profissionais de marketing, mas a sua especialidade está dentro de plataformas, tais como as redes sociais."

3. Designer gráfico/criativo

"Os designers gráficos serão uma das profissões de topo no pós-pandemia. As empresas vão querer realizar campanhas de marketing ambiciosas e vão precisar de alguém que consiga atualizar os conceitos de marketing. Para quem procura uma carreira que lhe permita exprimir a sua criatividade, este é o trabalho ideal."

4. Consultor de marketing

"As empresas procuram recuperar totalmente em período pós-Covid, razão pela qual os consultores de marketing serão um dos trabalhos mais procurados. Neste papel, o profissional ajudará as organizações a criar estratégias de marketing, identificar o melhor conceito criativo e de comunicação, para além de executar a estratégia."

5. Analista de dados

"Agora, mais do que nunca, as empresas estão a começar a aperceber-se da importância dos dados, muitas vezes referenciados como 'o petróleo do século XXI'. Querem compreender os hábitos de consumo, tanto online como offline, e depois utilizar esta informação para criar estratégias de marketing úteis e capazes de criar valor."

Leia Também: Ofertas de emprego recuam na zona euro e UE, Portugal com a 2.ª menor

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório