Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Supermercados também vão vender testes rápidos. Critérios divulgados hoje

Aguardam-se, ainda, indicações por parte das autoridades de saúde para que a comercialização dos testes rápidos de antigénio possa avançar.

Supermercados também vão vender testes rápidos. Critérios divulgados hoje
Notícias ao Minuto

11:48 - 19/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Testes Rápidos

Os critérios para a venda dos testes rápidos nas farmácias ou em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados serão conhecidos esta sexta-feira. Os supermercados também estão na 'corrida' e os que têm locais de venda de medicamentos tencionam vendê-los. 

Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial da Jerónimo Martins confirmou que o Pingo Doce tenciona vender os referidos testes "nos seus espaços Bem Estar", acrescentando não dispor de "mais detalhes".

De acordo com o ECO, também o Continente, através da Well's, e a Auchan vão disponibilizar os testes rápidos de antigénio. 

Ainda assim, aguardam-se indicações por parte das autoridades de saúde para que a comercialização dos mesmos possa avançar. O Notícias ao Minuto questionou fonte oficial da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre quando é que esta orientação poderá ser conhecida, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta. 

Certo é que a venda destes testes já recebeu a 'luz verde' do Governo, com a publicação do decreto em Diário da República há uma semana. O diploma autoriza a comercialização dos mesmos a "título excecional e transitório"

Os testes rápidos abrangidos por este regime podem ser disponibilizados "às unidades do sistema de saúde, para venda em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados" e "noutros locais a definir por despacho do membro do Governo responsável pela área da saúde", de acordo com o mesmo despacho. 

De acordo com o Jornal de Notícias, a possibilidade de comprar os autotestes nas farmácias está a ter muita procura, sendo que já há listas de espera para esse efeito, numa altura em que ainda se espera pelos critérios que vão regular a venda. 

Uma vez que a portaria do Ministério da Saúde define um prazo de cinco dias úteis para apresentação das regras por parte das autoridades de saúde,  a regulamentação deverá ser conhecida ainda esta sexta-feira.

Leia Também: Covid-19. Lisboa vai ter campanha de testagem "universal e gratuita"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório