Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Conselho Europeu de Inovação arranca com verba de 1,5 mil milhões

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um financiamento de 1,5 mil milhões de euros em 2021 para a empresas, no âmbito do Conselho Europeu de Inovação (CEI).

Conselho Europeu de Inovação arranca com verba de 1,5 mil milhões
Notícias ao Minuto

09:23 - 18/03/21 por Lusa

Economia Conselho Europeu de Inovação

"Lançamos hoje os primeiros apelos a apresentação de projetos 1,5 mil ME para 2021, a maior parte desta verba será canalizada para ajudar diretamente pequenas e médias empresas (PME) e 'start ups', pelo menos metade do financiamento irá apoiar o Pacto Ecológico Europeu, as tecnologias digitais e inovação na área da saúde", disse a líder do executivo europeu, na cerimónia 'online' de lançamento do CEI.

Segundo Ursula van der Leyen, o CEI tem até 2027 uma verba prevista de 10 mil milhões de euros para apoiar projetos inovadores, juntando a capacidade de produção científica com a "de fazer dinheiro com a ciência", somando ainda a capacidade de atrair capital privado.

"Queremos que a Europa avance de uma maneira melhor, mais sustentável, mais digital e mais resiliente", salientou.

O CEI foi criado em 2018, trabalhando desde então em fase piloto, e já apoiou cinco mil projetos e 159 empresas foram já selecionadas para receber capital de risco da capital, a primeira das quais na área da saúde, disse a líder do executivo comunitário.

"Com o lançamento do CEI, completamos a paisagem da inovação e investigação na Europa", salientou, rematando com a declaração da "Europa aberta à inovação".

O Conselho Europeu de Inovação tem como objetivo apoiar inovadores, empresários, PME e cientistas de alto nível e com ambição para desenvolver as suas atividades à escala internacional.

Leia Também: Atraso da AstraZeneca "reduziu velocidade" da vacinação na UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório