Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Bancos internacionais em Díli reabrem atendimento ao público

As entidades financeiras internacionais que operam em Timor-Leste reabriram hoje o seu serviço ao público, fechado uma semana, enquanto o banco timorense BNCTL disse que vai esperar uma nova circular do Banco Central de Timor-Leste (BCTL).

Covid-19: Bancos internacionais em Díli reabrem atendimento ao público
Notícias ao Minuto

07:09 - 16/03/21 por Lusa

Economia Banco Central

"Decidimos esperar até que saia uma nova circular do Banco Central de Timor-Leste (BCTL) antes de reabrir ao público", disse à Lusa Brígido de Sousa, responsável do Banco Nacional de Comércio de Timor-Leste (BNCTL).

"O Governo aprovou uma nova resolução sobre estabelecimentos essenciais, incluindo bancos, mas há uma circular do BCTL da semana passada que determina o fecho dos serviços ao público e por isso vamos esperar nova circular e instruções para reabrir operações", afirmou.

Brígido de Sousa explicou que é essencial garantir, em caso de reabertura, as condições sanitárias, incluindo distanciamento social, e que o BNCTL tem que se preparar para isso.

Já os restantes bancos a operar no país, o português BNU, o australiano ANZ e o indonésio Mandiri, reabriram hoje o seu atendimento ao público, aplicando regras sanitárias que já estavam em vigor, nomeadamente distanciamento social, higienização e uso de máscara.

As entidades financeiras fecharam o atendimento ao público na semana passada, aplicando instruções do governador do BCTL, Abraão de Vasconcelos.

Desde aí, porém, duas resoluções -- uma do ministro Coordenador dos Assuntos Económicos e outra assinada pelo primeiro-ministro, Taur Matan Ruak já consideraram os serviços bancários entre os serviços essenciais a prestar durante o novo período de confinamento que se prolonga no caso de Díli até 02 de abril e em Baucau e Viqueque até 29 de março.

Leia Também: Banco Central timorense determina operação de serviços em confinamento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório