Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha avança com projeto-piloto de quatro dias de trabalho

O Governo concorda com a proposta do Más País, que permitirá às empresas que testem a redução do período laboral, avança o Guardian.

Espanha avança com projeto-piloto de quatro dias de trabalho
Notícias ao Minuto

09:58 - 15/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Espanha

Espanha poderá mesmo testar a semana de quatro dias de trabalho. De acordo com o Guardian, o país vizinho poderá tornar-se no primeiro a experimentar este regime de trabalho, uma vez que o Governo terá concordado em lançar um projeto-piloto para empresas interessadas na ideia

De acordo com o mesmo jornal, o Governo concorda com proposta do partido de esquerda Más País, permitindo assim que algumas empresas testem horários de trabalho mais reduzidos.

A proposta de implementação de uma semana de trabalho de quatro dias reabriu o debate sobre a possibilidade de redução da jornada de 40 horas adotada há um século, algo que concordam parceiros sociais, especialistas e Governo.

A partir de uma emenda do Más País em defesa da jornada de trabalho de 32 horas sem redução salarial, o debate sobre a jornada de trabalho em Espanha, fixado em 40 horas semanais como limite há mais de um século, foi reaberto num mercado de trabalho atingido pela pandemia do novo coronavírus.

Esta é, aliás, uma ideia que tem vindo a ganhar terreno, desde a Nova Zelândia à Alemanha, ainda de acordo com o Guardian. 

As justificações para este 'modelo' de trabalho são várias, mas fala-se num aumento da produtividade, na melhoria da saúde mental dos trabalhadores, do combate às alterações climáticas e outras questões relacionadas com o bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Em Espanha, trabalha-se em média 40,5 horas semanais, pouco acima de 11 países, entre eles França (40,4), Finlândia (40), Noruega (38,7) ou Dinamarca (38,4), segundo dados dados do Eurostat para o quarto trimestre de 2019, medindo o tempo de trabalho dos funcionários a tempo inteiro.

Leia Também: Do preço da energia à mudança de operador: Um guia para muitas dúvidas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório