Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

EDP elege Conselho Geral de Supervisão na assembleia-geral de 14 de abril

Os acionistas da EDP vão reunir-se, em assembleia-geral, no dia 14 de abril para, entre outros pontos, votarem a proposta de aplicação de resultados e elegerem os membros do Conselho Geral e de Supervisão, foi hoje comunicado ao mercado.

EDP elege Conselho Geral de Supervisão na assembleia-geral de 14 de abril
Notícias ao Minuto

20:09 - 12/03/21 por Lusa

Economia Acionistas

De acordo com a informação remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em cima da mesa vai estar a votação das contas individuais e consolidadas da elétrica, a proposta de aplicação de resultados, proceder à apreciação da administração e fiscalização, bem como autorizar o Conselho de Administração a comprar ou vender ações e obrigações próprias da EDP e participadas.

A proposta de aplicação de resultados prevê que dos resultados de 2020, no valor de 878.151.389,05 euros, 753.479.392,28 euros sejam destinados ao pagamento de dividendos, sendo o dividendo proposto de 0,190 euros por ação, 43.907.569,45 euros transferidos para a reserva legal, 6.200.000 de euros de dotação para a fundação EDP e 74.564.427,32 de euros para os resultados transitados.

Conforme ressalvou a elétrica, o valor dos dividendos considera a totalidade das ações do capital social da EDP, "embora, nos termos legais aplicáveis, não haja lugar ao pagamento de dividendos quanto às ações próprias que sejam detidas pela EDP na data da respetiva colocação a pagamento, sendo tal valor adicionado ao montante dos resultados transitados".

Os acionistas vão ainda eleger os membros do Conselho Geral e de Supervisão, o revisor oficial de contas, os membros da mesa da assembleia-geral, da comissão de vencimentos e do Conselho de Ambiente e Sustentabilidade para o triénio 2021-2023.

O Conselho Geral e de Supervisão é atualmente composto por 21 membros e é presidido é Luís Amado.

Adicionalmente, os acionistas vão deliberar sobre a renovação por cinco anos da autorização dada à administração para aumentar o capital social da EDP, "por uma ou mais vezes", até ao limite de 10% do capital social, bem como a alteração parcial dos estatutos e a proposta de política de remuneração dos membros do Conselho de Administração e dos demais órgãos.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da EDP cederam 1,90% para 4,81 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório