Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

5G: "Estamos completamente preparados, o regulador é que parece que não"

O presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, garantiu hoje à Lusa que a operadora está "completamente" preparada para o 5G e para ser "líder" nesta área, mas que o regulador Anacom "é que parece que não".

5G: "Estamos completamente preparados, o regulador é que parece que não"
Notícias ao Minuto

15:43 - 11/03/21 por Lusa

Economia Miguel Almeida

O gestor falava à Lusa um dia depois de a operadora de telecomunicações ter divulgado os seus resultados de 2020, que considerou "positivos".

Sobre o leilão do 5G (quinta geração), que na quarta-feira atingiu o seu 40.º dia de licitação principal, Miguel Almeida não fez comentários, uma vez que o processo ainda está a decorrer.

No entanto, recordou que recentemente o leilão em Espanha pela faixa 3,6 GHz, que é também uma das frequências objeto de leilão em Portugal, "começou às 09:00 da manhã e acabou às 11:00 do mesmo dia".

Perante a duração de 40 dias, Miguel Almeida referiu que o normal são os leilões serem "formatados, estruturados, de uma forma que não leva este tipo de situações".

Mas, "também é verdade que a maior parte dos leilões ou a totalidade dos leilões em outros países são desenhados por gente competente e não por gente irresponsável", criticou o presidente da NOS.

Questionado sobre se o grupo de telecomunicações estaria preparado para arrancar com a quinta geração, se a licença fosse atribuída hoje mesmo, Miguel Almeida asseverou que sim.

"Nós estamos completamente preparados para o 5G, o regulador é que parece que não", rematou.

A NOS, tal como os outros operadores históricos, avançou com ações judiciais devido ao regulamento do leilão de quinta geração.

Para Miguel Almeida, o 5G é "uma corrida de fundo", uma tecnologia que "vai transformar a indústria, os serviços, as economias nos próximos 10 anos".

E mais "importante do que uma semana ou mais" é que "tenhamos um 5G em condições, que de facto suporte a economia e a transição digital do país", defendeu.

Miguel Almeida considerou que no 4G "há muito ainda para retirar", recordando que o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira tem falado ultimamente nesta tecnologia.

"O que é importante é que criemos as condições para entregar um 5G de qualidade ao país" e "naquilo que depende de nós, isso está garantido", asseverou.

"Nós queremos ser o rosto do 5G em Portugal, o líder 5G", sublinhou o presidente executivo da NOS.

O lucro da NOS caiu 35,9% no ano passado, face a igual período de 2019, para 92 milhões de euros, enquanto que, no quarto trimestre, o resultado líquido mais que duplicou para 12,9 milhões de euros.

No ano passado, a operadora aumentou a sua capacidade móvel em 25% para fazer face ao aumento da procura, ao mesmo tempo que investiu na expansão e modernização da rede 4G, e a preparou para o 5G.

Leia Também: 5G: Leilão chega ao 40.º dia de licitação principal e soma 255,6 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório