Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

BCE promete acelerar compra de ativos no segundo trimestre

Decisão de política monetária foi divulgada há momentos.

BCE promete acelerar compra de ativos no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

12:53 - 11/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) prometeu, esta quinta-feira, que vai acelerar as compras de ativos, no âmbito da pandemia, no segundo trimestre do ano, de acordo com a mais recente decisão de política monetária. 

"Com base numa avaliação conjunta das condições de financiamento e das perspetivas de inflação, o Conselho do BCE espera que as aquisições no âmbito do PEPP ao longo do próximo trimestre sejam conduzidas a um ritmo significativamente mais elevado do que nos primeiros meses deste ano", pode ler-se nas conclusões da reunião publicadas esta quinta-feira. 

O BCE indica que continuará a realizar aquisições líquidas de ativos ao abrigo do programa de compra de ativos devido a emergência pandémica (pandemic emergency purchase programme – PEPP), com uma dotação total de 1.850 mil milhões de euros, "no mínimo, até ao final de março de 2022 e, em qualquer caso, até considerar que o período de crise do coronavírus terminou", pode ler-se. 

Acrescenta ainda a instituição que vai realizar as "aquisições de forma flexível de acordo com as condições de mercado e a fim de evitar um aumento da restritividade das condições de financiamento que seja incompatível com contrariar o impacto em sentido descendente da pandemia na trajetória projetada da inflação".

A instituição liderada por Christine Lagarde continuará a "reinvestir os pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos no contexto do PEPP, pelo menos, até ao final de 2023". 

As compras líquidas, ao abrigo do programa de compra de ativos (asset purchase programme – APP), prosseguirão a um ritmo mensal de 20 mil milhões de euros.

O BCE estima que estas compras "decorram enquanto for necessário para reforçar o impacto acomodatício das suas taxas diretoras e que cessem pouco antes de começar a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE". 

Leia Também: Bolsas europeias em alta à espera da reunião do BCE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório