Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mau tempo: Madeira abre candidaturas para recuperação da agricultura

O Governo Regional da Madeira abriu hoje as candidaturas de acesso aos apoios para a recuperação dos prejuízos na agricultura provocados pelo mau tempo registado em dezembro e em janeiro.

Mau tempo:  Madeira abre candidaturas para recuperação da agricultura
Notícias ao Minuto

15:17 - 10/03/21 por Lusa

Economia Madeira

De acordo com uma nota do executivo madeirense, as candidaturas vão estar abertas até ao dia 31 de março e os apoios a atribuir são ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural (Proderam), representando uma dotação de um milhão de euros.

Os apoios destinam-se "à recuperação de terras agrícolas e ao restabelecimento do potencial de produção agrícola afetado por catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos e acontecimentos catastróficos" que afetaram os concelhos de Porto Moniz, São Vicente e Santana, refere o Governo Regional.

No mesmo documento, o governo madeirense adianta que está prevista "uma taxa de subsídio de 100% sobre a despesa elegível", visando apoiar "a reconstituição ou a reposição das condições de produção e infraestruturas de caráter individual ou coletivo afetados por catástrofes ou calamidades naturais".

Em dezembro e em janeiro, a ilha da Madeira foi fustigada com episódios de más condições meteorológicas.

No dia de Natal, um temporal atingiu principalmente as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, onde as enxurradas e o transbordo de ribeiros destruíram duas casas e danificaram outras, provocando também elevados danos em várias estradas.

Dias depois, no início da janeiro, foram registadas quedas de árvores, derrocadas e inundações, tendo um casa desabado no concelho de Santana, no norte da ilha.

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira assinalou um total de 96 ocorrências de várias tipologias nessa altura, não se tendo registado danos humanos.

Leia Também: PS/Madeira diz que PSD se prepara para "trair" CDS e "juntar-se" ao Chega

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório