Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo apresenta reforço dos apoios à economia na sexta-feira

O Governo prepara-se para "reforçar e alargar" os apoios às empresas. As novidades serão apresentadas na sexta-feira. Sobre o plano de desconfinamento, que será aprovado amanhã em Conselho de Ministros, Siza Vieira diz "há condições para se fazer alguma coisa antes da Páscoa".

Governo apresenta reforço dos apoios à economia na sexta-feira
Notícias ao Minuto

14:07 - 10/03/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Siza Vieira

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta quarta-feira que o reforço dos apoios à economia serão divulgados "depois do Conselho de Ministros, presumivelmente na sexta-feira". Sobre o plano de desconfinamento, há margem para "se fazer alguma coisa", mas Siza Vieira não adiantou medidas em concreto

Sobre o plano de desconfinamento, que será apresentado amanhã, Siza Vieira não se alongou: "De uma maneira geral, a perspetiva dos peritos é que há condições para se fazer alguma coisa antes da Páscoa. Fazer o que e a que ritmo é que é uma decisão que ainda não está tomada nem fechada", disse o ministro da Economia, em declarações aos jornalistas no final da reunião com os parceiros sociais

Siza Vieira adiantou também que haverá um reforço dos apoios à economia, mas remeteu mais detalhes para sexta-feira. 

"Sentimos a necessidade de reforçar os apoios, seja ao emprego ou a outros custos que as empresas têm, e também medidas de carácter fiscal no sentido de alívio da tesouraria. Vamos reforçar e alargar os apoios que temos pensado ou que temos neste momento em vigor para a economia", disse o ministro da Economia. 

O Governo apresentou, esta quarta-feira, aos parceiros sociais o plano de desconfinamento numa reunião da Concertação Social que contou com a presença da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e do ministro da Economia. O encontro tinha como ponto único da agenda o plano de desconfinamento.

Este encontro acontece depois de os peritos em saúde pública terem apresentado, na reunião do Infarmed que decorreu na segunda-feira, um conjunto de critérios que permitem começar a definir um plano de desconfinamento.

Constatando que a "economia está fechada", mas que os "portugueses não estão a ficar em casa", a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) mostra-se favorável a um plano de desconfinamento faseado, com a abertura, na próxima semana, das creches, jardins infantis e ensino até ao sexto ano, cabeleireiros, livrarias e alfarrabistas.

António Saraiva defende "um plano de desconfinamento que permita a reabertura em segurança das diversas atividades e a estabilização das perspetivas para os cidadãos e os empresários".

As fases três e quatro deverão avançar a partir de, respetivamente, 05 de abril e 12 de abril.

Já a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) aponta o dia 17 de março como a data de início da reabertura das atividades económicas.

Para a CCP é "fundamental que o Governo, face à melhoria da situação pandémica, apresente rapidamente um plano de desconfinamento, ainda que faseado e sujeito a ajustes em função da evolução da pandemia", que permita dar às empresas uma perspetiva sobre a retoma das atividades.

Leia Também: Parceiros sociais reúnem-se hoje com plano de desconfinamento na agenda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório