Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

"A política era a alienação do património imobiliário público"

Pedro Nuno Santos diz que foi um “erro grave” deixar de expandir os parques públicos de imobiliário em Portugal, sendo esta a ferramenta de resposta às necessidades de habitação.

"A política era a alienação do património imobiliário público"
Notícias ao Minuto

07:27 - 10/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Arrendamento

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, esteve esta terça-feira na cerimónia de homologação do acordo de colaboração entre o Município da Maia e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do programa 1.º Direito que se destina à promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições precárias.

"A política era a alienação do património imobiliário público, até há pouco tempo, em Portugal”, lamentou Pedro Nuno Santos. Para o ministro, foi um “erro grave” ter-se deixado de apostar no aumento dos parques públicos, visto “nem o mercado, nem as autarquias terem condições para dar resposta” a esta carência. O debate contou igualmente com a presença da secretária de Estado da Habitação Marina Gonçalves, com o presidente da Câmara da Maia, António Domingos da Silva Tiago, entre outros responsáveis por este programa de acesso à habitação.

Pedro Nuno Santos frisou o facto de “o parque público em Portugal ser apenas 2% do parque imobiliário total, comparado com os restantes países europeus que têm cifras superiores a 30% e 40%”, o que mostra a dificuldade que Portugal enfrenta sem esta ferramenta que dá resposta às necessidades habitacionais, rematou o ministro.

O documento no âmbito do 1.º Direito tem a duração de seis anos e foi assinado em março de 2020, entre o IHRU e a autarquia da Maia, com 757 agregados maiatos, que se consubstanciam em arrendamento de habitações para subarrendamento, reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios destinados à habitação.

O valor total do investimento é estimado em mais de 62 milhões de euros, sendo que o IHRU prevê disponibilizar cerca 27 milhões, com participações financeiras não reembolsáveis, e cerca de 26 milhões a título de empréstimo bonificado, ficando assim os restantes de 9 milhões a cargo da autarquia da Maia.

Recorde-se que o IHRU assinou 25 acordos de colaboração com os municípios no âmbito do 1.º Direito que permitirão dar resposta habitacional digna a cerca de 15 mil famílias, anunciou o Governo no início deste mês.

Leia Também: Assinados acordos com 25 municípios para habitação de 15 mil famílias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório