Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Já ouviu falar do programa 1.º Direito? Saiba o que é

É um programa de apoio à habitação, que promove soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições precárias.

Já ouviu falar do programa 1.º Direito? Saiba o que é
Notícias ao Minuto

11:32 - 10/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Arrendamento

O 1.º Direito é um programa para dar apoio às famílias com condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, tal como refere o Portal da Habitação. Este programa assenta numa dinâmica promocional dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento.

Aposta em abordagens integradas e participativas que promovem a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo.

Podem beneficiar deste apoio: as famílias; as entidades para promoção de soluções residenciais, nomeadamente, regiões autónomas ou autarquias; as entidades publicas do 3.º setor (Instituições Particulares de Solidariedade Social); associações de moradores e cooperativas de habitação e construção, bem como os proprietários de imóveis situados em núcleos degradados, refere o portal.

Para se candidatar, as famílias devem apresentar os pedidos ao município do seu concelho. A autarquia fica encarregue da avaliação dos mesmos, entregando posteriormente a sua candidatura ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), onde será remetida a nova análise por parte do instituto. Os beneficiários das candidaturas aprovadas celebrarão um acordo de financiamento ou colaboração no quadro do programa 1.º Direito.

Leia Também: Assinados acordos com 25 municípios para habitação de 15 mil famílias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório