Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Endesa investe 350 milhões em 11 projetos fotovoltaicos em Espanha

A Endesa comprou 11 projetos fotovoltaicos de 519 megawatt (MW) à espanhola Arena Power, representando um investimento de cerca de 350 milhões de euros em parques solares na província de Huelva, Espanha, foi hoje anunciado.

Endesa investe 350 milhões em 11 projetos fotovoltaicos em Espanha
Notícias ao Minuto

13:08 - 09/03/21 por Lusa

Economia Endesa

"A Endesa, através de sua subsidiária de desenvolvimento renovável Enel Green Power España (EGPE), adquiriu um portfólio fotovoltaico de 519 MW à espanhola Arena Power", informou a elétrica, em comunicado, acrescentando que os projetos adquiridos "representam um investimento de cerca de 350 milhões de euros, incluindo o preço de aquisição e os custos de construção e arranque".

A carteira é composta por onze projetos em desenvolvimento em seis municípios da província de Huelva (La Palma del Condado, Villarrasa, Gibraleón, Trigueros, San Juan del Puerto e Beas), em Espanha, cujo início da construção está previsto para 2022.

Segundo a Endesa, o desenvolvimento daqueles projetos vai empregar 1.250 pessoas durante a construção e, a partir de 2024, quando as instalações entrarem em operação, vão gerar 26 empregos permanentes, nas funções de operação e manutenção.

"Estas instalações somam-se ao recente início das obras, pela EGPE, do seu primeiro parque solar na capital de Huelva, San Antonio, com 30MW de potência, 18 milhões de investimentos e 100 posto de trabalho durante o período de construção", lembrou a Endesa.

Os projetos agora assegurados vão gerar energia elétrica equivalente ao fornecimento de cerca de 305.000 através de uma única linha de transmissão que será conectada à subestação de Palos, no Polo Industrial de Huelva, um dos maiores aglomerados de negócios de consumo de energia de Espanha, apontou a elétrica espanhola.

"Este parque de energia renovável estará operacional para eventualmente alimentar o projeto de produção de hidrogénio verde apresentado pela Endesa ao Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico", destacou a empresa.

Segundo o diretor de Geração da Endesa, Rafael González, citado no comunicado, "construir esses parques renováveis perto de áreas de alto consumo de energia é a forma mais eficiente de tornar sustentável a atividade industrial em Huelva".

A EGPE tinha, no final de 2020, uma capacidade instalada renovável (energia hidráulica, eólica, solar e outras fontes) de 7.800 MW e uma carteira de projetos de 41.800 MW em Espanha.

Leia Também: Governo defende que regulação do teletrabalho deve avançar rapidamente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório