Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Cabo Verde. Índice do volume de negócios dos serviços caiu no fim de 2020

O índice de volume de negócios no setor dos serviços não financeiros cabo-verdiano voltou às quebras no último trimestre de 2020, caindo 39% em termos homólogos, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), influenciado pela pandemia de covid-19.

Cabo Verde. Índice do volume de negócios dos serviços caiu no fim de 2020
Notícias ao Minuto

15:33 - 08/03/21 por Lusa

Economia Cabo Verde

De acordo com o relatório trimestral sobre os Indicadores de Atividade do Setor dos Serviços -- que excluiu serviços financeiros e seguros -, divulgado hoje pelo INE, trata-se ainda de um resultado superior em três pontos percentuais face ao trimestre anterior.

No período de outubro a dezembro, o indicador do INE aponta que as secções de comércio por grosso e a retalho (-12,6%), da reparação de veículos automóveis e motociclos, transportes e armazenagem (-5,6%), e de alojamento e restauração (-16,9%), apresentaram os "contributos mais relevantes para a variação do índice agregado".

O relatório trimestral Indicadores de Atividade do Setor Serviços (IASS) é um indicador que visa proporcionar indicadores de evolução a curto prazo em termos nominais, sobre preços correntes da atividade das empresas do setor dos serviços mercantis não financeiros em volume de negócios, emprego e remunerações.

No segundo trimestre do ano, a economia cabo-verdiana foi fortemente afetada por quase dois meses de estado de emergência, diferenciado por ilhas, para conter a progressão da pandemia, que levou ao encerramento generalizado das empresas e ao confinamento da população, tendo iniciado a recuperação no trimestre seguinte.

No quarto trimestre foi levantada a suspensão de voos internacionais por Cabo Verde, permitindo a retoma de alguma atividade turística.

Contudo, o turismo, que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB), continua com atividade reduzida, agravando a crise económica que o país atravessa.

Leia Também: Cabo Verde Connect Services prolonga suspensão de voos de Portugal

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório