Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Imobiliário. Alívio nos preços entre os assuntos mais falados esta semana

O abrandamento dos preços das habitações - na capital e no Norte do país -, as rendas acessíveis e as moratórias foram os temas mais abordados durante o início deste mês março.

Imobiliário. Alívio nos preços entre os assuntos mais falados esta semana
Notícias ao Minuto

15:50 - 05/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

Os preços das residências nos centros históricos de Lisboa e do Porto caíram cerca de 14,4% e 8,2%, respetivamente, no 2.º semestre de 2020, sendo que a descida dos preços dos imóveis na capital foi a notícia que 'abriu' esta semana e o mês: Lisboa registou uma descida de 12%, face ao período homólogo, e o Porto de quase 5%.

Logo de seguida, surgem as rendas acessíveis. Várias regiões portuguesas estão a aderir a esta vertente de mercado habitacional, de modo a auxiliar famílias com carência de condições financeiras, principalmente com o surgimento da Covid-19.

No início deste mês, foi anunciado que o Restelo e o Porto vão ter mais casas destinadas ao arrendamento acessível. Recorde-se que no Alto do Restelo vão existir "cinco torres e seis prédios de habitação com 629 fogos, no Alto do Restelo"; já no Norte, a Câmara Municipal do Porto pretende colocar no mercado de arrendamento acessível mais 500 casas.

Neste mês de março vale ainda sublinhar a temática das moratórias, uma vez que algumas terminam já no final do mês. Esta é uma preocupação para muitos portugueses, visto que servem de 'bengala' aos empréstimos.

O fim das moratórias foi inicialmente apontado para março, mas no ano passado o Governo decidiu prolongar a vigência deste regime, o que significa que a moratória pública continua em vigor até setembro de 2021. Este mês acabam, porém, as moratórias privadas para as famílias que adiaram as prestações da casa.

Leia Também: Preços das casas descem na Baixa e no centro histórico do Porto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório