Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicato considera "insuficiente" proposta para trabalhadores da Carris

A administração da Carris admitiu um aumento salarial dos seus trabalhadores durante as negociações do Acordo de Empresa, avançou o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), que considera uma atualização "insuficiente".

Sindicato considera "insuficiente" proposta para trabalhadores da Carris
Notícias ao Minuto

11:35 - 05/03/21 por Lusa

Economia Carris

Em comunicado, o STRUP considera ser "possível e necessário avançar mais nos salários", depois de a administração da empresa ter admitido "passar de 10 para 15 euros o aumento do salário mensal".

"Uma atualização insuficiente, feita à custa de 'trocas e baldrocas' com a retirada de matérias, antes aceites pelo Conselho de Administração. Na prática, a proposta corresponde a 50 cêntimos diários. Ou seja, metade do aumento do salário mínimo nacional", pode ler-se no documento.

A última reunião entre as partes decorreu na quarta-feira, com o sindicato a lembrar que se trata de "muito pouco" para uma administração que diz ter "os trabalhadores no coração para trabalhar e depois os trata com os 'pés' quando chega a altura de os aumentar".

"Não reclamamos 'este e outro mundo', mas não aceitamos que a política salarial do Conselho de Administração empurre paulatinamente o nosso salário base para o salário mínimo nacional", referem, considerando "uma situação inadmissível, considerando as competências profissionais dos trabalhadores da Carris e o serviço publico que prestam".

O STRUP lembra ainda que a indignação dos trabalhadores da Carris obrigou a empresa "a passar de um aumento zero para os 15 euros".

"A reafirmação da nossa insatisfação será determinante para forçar a administração a assumir o aumento significativo dos nossos salários", refere a nota do sindicato, avançando ainda que a empresa se "comprometeu ainda a dar uma resposta sobre a hipótese da entrada simultânea do novo sistema de folgas rotativas em janeiro de 2023".

Além dos aumentos, em cima da mesa das negociações estão as 35 horas e o faseamento da redução da jornada diária para as sete horas, assim como da implementação do passe gratuito para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Está igualmente a ser negociada a atribuição do subsídio de pronto-socorro, o alargamento do horário para a atribuição do subsídio diário aos trabalhadores que não têm transportes e o pagamento em numerário da parte do subsídio de refeição, que não é sujeito a impostos, aos trabalhadores interessados.

O STRUP considera ainda que a empresa deve perspetivar a testagem regular e insistir, junto da Direção-Geral de Saúde para assegurar a vacinação dos trabalhadores contra a covid-19.

Leia Também: Uma Lisboa “mais sustentável". Carreira 100% elétrica da Carris faz 1 ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório