Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal com mais gestoras do que média da UE (mas são só 36%)

Portugal tinha 36% de mulheres em cargos de gestão no terceiro trimestre de 2020, ligeiramente acima dos 34% da média da União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

Portugal com mais gestoras do que média da UE (mas são só 36%)
Notícias ao Minuto

10:12 - 05/03/21 por Lusa

Economia gestoras

De acordo com o gabinete estatístico europeu, 46% dos trabalhadores na UE são mulheres, mas só 34% ocupam cargos de gestão.

Em relação aos Estados-membros, a maior percentagem de mulheres em cargos de gestão no terceiro trimestre de 2020 foi registada na Letónia (45%) e Polónia (44%), seguidas pela Bulgária, Hungria, Eslovénia e Suécia (42% cada).

No extremo oposto da escala, as mulheres representam apenas cerca de um quarto dos gestores na Croácia (24%), Holanda (26%) e Chipre (27%).

Por outro lado -- e também entre julho e setembro de 2020 - a taxa de emprego da UE (para pessoas entre 20 e 64 anos) foi de 66,6% para as mulheres e 78,3% para os homens, o que corresponde a uma diferença de 11,7 pontos percentuais (pp) a favor destes.

Esta diferença de emprego entre os sexos a favor dos homens foi observada em todos os níveis de ensino, mas quanto mais baixo o nível de educação maior é o fosso entre as taxas de emprego de homens e mulheres.

Na UE, 86,9% dos homens e 80,5% das mulheres com um elevado nível de escolaridade estavam empregados no terceiro trimestre de 2020.

Em contraste, a taxa de emprego dos homens com um baixo nível de instrução foi de 65,9%, enquanto para as mulheres se ficou nos 43,4%.

Correspondentemente, a diferença de emprego entre homens e mulheres com baixo nível de instrução era de 22,5 pp, mais do triplo da diferença de emprego entre homens e mulheres com elevado nível de instrução (6,4 pp).

O Dia Internacional da Mulher comemora-se em 08 de março.

Leia Também: Portugal com 3.º maior recuo da UE nas vendas a retalho em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório