Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Águas do Alto Minho atende mais de 13 mil consumidores em oito dias

A empresa de gestão das redes de água e saneamento Águas do Alto Minho (AdAM) informou hoje que o reforço do atendimento telefónico com 19 trabalhadores permitiu "responder às dúvidas" de 13 mil consumidores em oito dias.

Águas do Alto Minho atende mais de 13 mil consumidores em oito dias
Notícias ao Minuto

09:44 - 05/03/21 por Lusa

Economia Águas do Alto Minho

Em comunicado, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo especificou que "o reforço do atendimento telefónico com mais 19 pessoas permitiu o atendimento de 5.594 clientes, em oito dias, desde 22 de fevereiro, traduzindo-se numa taxa de 94%".

A AdAM acrescentou que o atendimento nas lojas, por marcação prévia, também reforçado, "permitiu atender 3.821 clientes em apenas oito dias e que, no atendimento do 'backoffice', balcão digital e redes sociais, o reforço das equipas permitiu dar resposta a 4.017 solicitações de clientes".

"Em apenas oito dias, a AdAM respondeu, de forma robusta, às questões identificadas, tendo no global garantido o contacto junto de 13.432 clientes", reforça.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe - Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) - reprovaram a constituição daquela parceria.

A empresa explicou ter sido "implementado um sistema de apoio ao cliente reforçado, para o atendimento por marcação, telefónico e 'online', no seu balcão digital e aplicação myAQUA, para responder às dúvidas que sejam levantadas pelos seus clientes".

Além do "reforço da capacidade de resposta direta das reclamações que lhe sejam dirigidas, a AdAM está a estabelecer as condições que permitam facilitar a articulação com entidades independentes, designadamente as autoridades competentes de arbitragem e de defesa dos consumidores, para que seja dado célere provimento às exposições que lhes sejam veiculadas pelos clientes".

A nova empresa começou a operar em janeiro de 2020, "dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes".

Em janeiro deste ano, a AdAM anunciou o início da regularização de consumos não faturados em 2020, na sequência de erros que afetaram 15 mil consumidores.

A constituição da empresa tem sido contestada por vários partidos e pela população, que se queixam do aumento "exponencial" das tarifas e do "mau" funcionamento dos serviços, reclamando a sua reversão e a devolução da gestão daquelas redes a cada um dos municípios.

Leia Também: DECO alerta clientes da Águas do Alto Minho para cobrança de consumos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório