Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Preços de referência nos combustíveis sem benefícios para consumidores

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, afirmou hoje que uma eventual definição de preços de referência para os combustíveis não deverá beneficiar os consumidores.

Preços de referência nos combustíveis sem benefícios para consumidores
Notícias ao Minuto

16:39 - 06/02/14 por Lusa

Economia APETRO

"Parece-me que [a definição de preços de referência] não traz nada de bom em termos de melhorar a concorrência. Até do passado temos a experiência quando existia a fixação do preço máximo de venda ao público para alguns produtos que a tendência dos operadores é convergir para esse preço. Portanto, em vez de haver uma maior diferenciação e uma maior concorrência, eventualmente, haverá um acomodar à volta desse preço", afirmou António Comprido.

O secretário-geral da APETRO, que falava durante um encontro com a imprensa em resposta às questões dos jornalistas, afirmou que "não é haver um preço de referência que vai beneficiar os consumidores", porque a eventual definição de preços de referência "pode até servir para os preços se acomodarem à volta desse" valor.

"Não vejo, francamente, grande utilidade", sublinhou António Comprido.

O secretário-geral da APETRO ressalvou, no entanto, que a "indústria está perfeitamente disponível para aceitar aquilo que vier a ser decidido" nesta matéria.

Na quarta-feira, o presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) afirmou que a entidade tem "algumas reservas" quanto à possibilidade de virem a ser definidos preços de referência para os combustíveis.

"Temos algumas reservas relativamente à eventualidade de se vir a definir preços de referência [para os combustíveis] para o futuro", disse António Ferreira Gomes, na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas.

O presidente da AdC argumentou que "estabelecer preços de referência para o futuro pode permitir estabelecer um ponto em que os operadores convirjam para aquele preço", o que disse ser negativo do ponto de vista da concorrência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório