Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Idanha-a-Nova compra imóveis para reabilitação com fins habitacionais

A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, adquiriu dois imóveis em Oledo, no valor de 12 mil euros, para reabilitação com fins habitacionais, anunciou hoje a autarquia local.

Idanha-a-Nova compra imóveis para reabilitação com fins habitacionais
Notícias ao Minuto

14:06 - 04/03/21 por Lusa

Economia Construção

A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, adquiriu dois imóveis em Oledo, no valor de 12 mil euros, para reabilitação com fins habitacionais, anunciou hoje a autarquia local.

"A habitação é um fator essencial para as pessoas se sentirem bem a viver no concelho [Idanha-a-Nova] e um elemento de atração de novos residentes. É complementar às nossas estratégias nas áreas da educação, da saúde de proximidade, da segurança e da criação de riqueza e emprego", refere, em comunicado, o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

A autarquia explica que adquiriu por 12 mil euros, os dois imóveis pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, situados em Oledo, "que serão colocados no mercado, a preços simbólicos, para reabilitação com fins habitacionais".

Esta aquisição surgiu no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) composta por seis programas de acesso à habitação, disponíveis para estudantes, cidadãos com carências financeiras, população idosa, famílias e população em geral.

Uma das medidas que o município de Idanha-a-Nova tem desenvolvido, desde 2015, é o levantamento do património habitacional degradado existente no concelho, ao abrigo do programa de obras coercivas.

"O objetivo é proceder à aquisição de edifícios degradados - quando se justifique e seja exequível - para venda posterior de forma a serem reabilitados em condições favoráveis por particulares para fins de habitação própria, secundária ou de rendimento, privilegiando a habitação própria permanente", lê-se na nota.

A autarquia entende que o incentivo à recuperação do património habitacional permite "aumentar a oferta de habitação no concelho de Idanha-a-Nova e, ao mesmo tempo, corrigir situações de segurança, salubridade e estética das habitações em ruínas nas vilas e aldeias, valorizando na globalidade os seus aglomerados urbanos".

Leia Também: Porto quer transferir imóveis para Sociedade de Reabilitação Urbana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório