Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Governo está a trabalhar em "clarificação" no acordo UE-Mercosul

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia está a trabalhar com os países do Mercosul numa "clarificação adicional" sobre padrões ambientais no acordo comercial negociado com a UE.

Governo está a trabalhar em "clarificação" no acordo UE-Mercosul
Notícias ao Minuto

18:08 - 03/03/21 por Lusa

Economia Covid-19

Em debate na Assembleia da República, Augusto Santos Silva admitiu que "são necessárias clarificações adicionais para garantir que todos os padrões exigíveis no cumprimento do acordo com o Mercosul e no acordo [de princípio de investimento] com a China sejam respeitados", em resposta ao deputado João Cotrim de Figueiredo (IL), que o questionou sobre as salvaguardas presentes em ambos os acordos.

O ministro anunciou, citando as funções que exerce neste semestre de presidente em exercício do Conselho de Negócios Estrangeiros, na formação de comércio, que está a ser trabalhada uma "clarificação adicional" com os países do Mercosul, havendo "todo o tempo que seja necessário para assegurar o mesmo tratamento no acordo com a China".

O acordo UE-Mercosul, alcançado em junho de 2019 entre a UE e os países deste bloco latino-americano(Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), após duas décadas de negociações, está atualmente em fase de tradução e revisão jurídica, finda a qual, com um acordo político dos 27, os países de ambos os blocos deverão ratificá-lo.

No entanto, vários Estados-membros, eurodeputados e organizações da sociedade civil têm manifestado fortes reservas relativamente à ratificação do acordo, por preocupações relativas à sua compatibilidade com o cumprimento do Acordo de Paris e com o impacto que terá para o aquecimento global, apontando, entre vários problemas, a desflorestação da Amazónia.

O acordo de princípio sobre investimento UE-China, por seu lado, foi alcançado em dezembro, ao fim de sete anos de negociações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório