Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Apenas um em cada quatro hotéis tem reservas para o verão

Apenas um em cada quatro hotéis disse ter reservas para o verão deste ano, revelou um inquérito promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) aos seus associados, hoje divulgado.

Apenas um em cada quatro hotéis tem reservas para o verão
Notícias ao Minuto

15:54 - 03/03/21 por Lusa

Economia AHP

De acordo com a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, que apresentou esta manhã aos jornalistas o inquérito "Balanço 2020 & Perspetivas 2021", apesar de se sentir "algum movimento" nas reservas em estabelecimentos hoteleiros, elas são "de uma timidez confrangedora", com apenas cerca de 25% dos inquiridos já com reservas para aquela altura.

Assim, para julho, apenas 23% dos inquiridos disseram ter já reservas registadas, para agosto 24% e para setembro 25%.

"Temos aqui um trabalho enorme pela frente, que é perceber o que é que falta para consolidar estas reservas e reparem o risco que isto é: são reservas também reembolsáveis", sublinhou a responsável.

De acordo com os dados recolhidos pela AHP, em 2020, a hotelaria nacional registou, em média, uma taxa de ocupação de 26% e com um preço médio por quarto de 86 euros.

As perdas foram expressivas, com menos 69% de receitas de alojamento e 73% de receitas totais na hotelaria.

O Alentejo foi a região com melhores resultados no ano passado, enquanto que o Açores foi o que mais sofreu os efeitos da pandemia.

No ano passado, quase metade (48%) das reservas em estabelecimentos hoteleiros foram canceladas e 61% das reservas realizadas foram de modalidade de possibilidade de reembolso.

O inquérito foi realizado entre 04 e 28 de fevereiro, pelo Gabinete de Estudos e Estatística da AHP, junto dos empreendimentos turísticos associados e aderentes ao AHP Tourism Monitors, de todas as regiões do país.

Leia Também: Cabeleireiros condenam "concorrência desleal" das práticas ao domicílio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório