Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de desemprego começa o ano a subir. Terá sido de 7,2% em janeiro

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo INE.

Taxa de desemprego começa o ano a subir. Terá sido de 7,2% em janeiro
Notícias ao Minuto

11:00 - 03/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Desemprego

Os dados provisórios divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego terá subido para 7,2% em janeiro, depois de se ter cifrado nos 6,8% em dezembro.

Os dados de janeiro significam "mais 0,4 p.p. que no mês precedente, menos 0,3 p.p. que três meses antes e mais 0,4 p.p. que no mês homólogo de 2020", segundo o INE.

A taxa de subutilização de trabalho - que inclui a população desempregada, o subemprego de trabalhadores involuntariamente a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar, e os inativos disponíveis, mas que não procuraram emprego - terá também subido em janeiro para 14,2%. Em dezembro foi de 13,7%.

"O aumento mensal da taxa de subutilização do trabalho neste mês resultou principalmente do aumento da população desempregada", refere o INE. .

Os números do primeiro mês do ano mostram também que a população empregada diminuiu 1,7% em relação ao mês anterior, 2,0% em relação a três meses antes e 3,5% relativamente ao mesmo mês de 2020.

Enquanto isso, a população desempregada aumentou 4,2% em relação a dezembro de 2020 e 2,7% por comparação com janeiro desse ano, tendo diminuído 6,6% relativamente a três meses antes (outubro de 2020).

A taxa de desemprego ficou nos 6,8% em 2020, abaixo de todas as previsões, segundo a agência de estatísticas portuguesa. O Banco de Portugal estimava uma taxa de desemprego de 7,2% em 2020, ao passo que o Conselho das Finanças Públicas aponta para 10,0%, o Governo para os 8,7%, o Fundo Monetário Internacional para os 8,1%, a Comissão Europeia 8,0% e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico 7,3%.

[Notícia atualizada às 11h07]

Leia Também: Dinamarca é o primeiro país da Europa a considerar a Síria um país seguro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório