Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Auditor fixa contrapartida das OPA sobre Media Capital em 72,5 cêntimos

O auditor independente fixou a contrapartida mínima nas ofertas públicas de aquisição (OPA) preliminarmente anunciadas pela Cofina e pela Pluris Investments sobre a Media Capital em 72,5 cêntimos por ação, anunciou hoje a CMVM.

Auditor fixa contrapartida das OPA sobre Media Capital em 72,5 cêntimos
Notícias ao Minuto

19:41 - 02/03/21 por Lusa

Economia Media Capital

"(E)m nossa opinião, o valor do capital próprio da Media Capital ascende a 61.313.995 euros, o que representa cerca de 0,725 euros por ação", refere o relatório do auditor independente para fixação da contrapartida mínima, citado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A entidade supervisora salienta que, relativamente à OPA da Cofina modificada em 12 de agosto do ano passado, "a contrapartida mínima assim determinada é superior ao valor oferecido" pela dona do Correio da Manhã no anúncio preliminar, "de 0,415 euros por ação, pelo que o valor da contrapartida a pagar no âmbito da referida oferta deverá ser não inferior a 0,725 euros por ação".

A oferta da Cofina incide, em primeiro lugar, na compra de ações apresentadas no anúncio preliminar originário, ou seja, 4.485.573 ações, representativas de 5,31% do capital social.

"Por efeito da modificação da oferta verificada em 12 de agosto de 2020, passou a dirigir-se também a 80.027.607 ações, representativas de 94,69% do capital visada, desde que, nomeadamente, o auditor independente não fixasse um valor unitário de contrapartida que exceda o montante de 0,415 euros por ação", recorda a CMVM.

Como aquela condição não se verificou, "a Cofina informará no prazo de três dias se pretende ou não renunciar à mesma".

No seguimento da OPA lançada pela Cofina sobre a totalidade da Media Capital, em 12 de agosto, tinha sido solicitado à Ordem dos Revisores de Contas a nomeação de um auditor independente para fixação da contrapartida mínima.

Já sobre a OPA lançada pela Pluris Investments, do empresário Mário Ferreira, que é obrigatória e sujeita ao regime das ofertas concorrentes, "o respetivo valor da contrapartida deverá ser de 0,7395 euros por ação, superior em 2% ao valor da contrapartida da OPA da Cofina", salienta a CMVM.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários adianta que "os procedimentos relativos ao registo das referidas ofertas públicas de aquisição se encontram em curso".

Em 25 de novembro, a Pluris lançou uma OPA geral e obrigatória sobre 69,78% da Media Capital, com uma contrapartida nunca inferior a 67 cêntimos por ação, de acordo com o anúncio preliminar.

A Pluris Investments comprou 30,22% da Media Capital em maio último, por 10,5 milhões de euros.

Mário Ferreira é desde novembro do ano passado presidente do Conselho de Administração da dona da TVI.

Leia Também: AdC valida OPA de Mário Ferreira sobre a Media Capital

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório