Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Preços das casas não vão sofrer alterações (creem profissionais do setor)

Mais de metade dos profissionais do setor imobiliário acreditam na estagnação do custo das residências, nos próximos três meses, segundo um estudo do Imovirtual.

Preços das casas não vão sofrer alterações (creem profissionais do setor)
Notícias ao Minuto

11:15 - 02/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

Um estudo do Imovirtual explica que 61,5% dos profissionais do setor acredita que o ramo imobiliário não vai sofrer alterações no valor das casas. Ainda assim, 32% considera o inverso e prevê uma queda de 25% do preço das habitações.

O inquérito, realizado pela Ipsos, permite perceber as perspetivas dos agentes imobiliários com a evolução da pandemia. Esta iniciativa feita a mais de 6.000 profissionais detentores de agências, que obteve 300 respostas provenientes de várias regiões do país, surge na sequência de outras lançadas em abril, junho e setembro de 2020, sobre o impacto da Covid-19 no mercado.

“O nosso objetivo foi perceber se existiam diferenças efetivas nas perspetivas dos profissionais com o evoluir da pandemia ao longo de praticamente um ano. As bases foram as mesmas, os métodos de análise também, e é interessante perceber que, de facto, há algum pessimismo nesta fase (até por razões evidentes). No entanto, o aumento de tráfego do Imovirtual durante este confinamento em relação ao primeiro, mais concretamente no número de páginas visualizadas, mostra que os consumidores continuam bastante ativos e interessados em adquirir imóveis. E se compararmos os dados deste inquérito com os recolhidos no primeiro confinamento percebemos também que o pessimismo é claramente menor”, considera Ricardo Feferbaum, Diretor Geral do Imovirtual, citado num comunicado enviado às redações.

Ainda segundo o mesmo estudo, cerca de 70% dos profissionais admite que o número dos interessados em comprar casa, no último mês, face ao mês anterior, desceu. A tendência mantém-se para os interessados em vender a sua residência, com 60% dos agentes a apontar mais um declive.

Em contrapartida, perto de 30% dos agentes julga que o número de compradores subiu e quase metade dos profissionais diz que o número de vendedores se manteve.

Nos próximos três meses, 45,3% dos trabalhadores do setor estima que o seu negócio se irá manter. Em contrapartida, 34% aponta para a redução de mais de 25% do seu negócio e perto de 30% dos trabalhadores da área acredita que irá expandir.

Leia Também: Remax transacionou menos 11,6% imóveis no ano passado face a 2019

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório