Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Avaliação bancária sobe em janeiro. Está nos 1.170 euros/m2

São mais 14 euros do que o observado no mês precedente.

Avaliação bancária sobe em janeiro. Está nos 1.170 euros/m2
Notícias ao Minuto

10:57 - 02/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Imóveis

O valor mediano de avaliação bancária foi de 1.170 euros em janeiro, o que significa um aumento de 14 euros face ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta terça-feira.

Em termos homólogos, a taxa de variação situou-se em 6,1% (6,0% em dezembro de 2020), segundo a agência de estatísticas.

Adianta ainda o INE que o número de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 25 mil, mais 3,2% que no mesmo período do ano anterior.

Em termos regionais, o maior aumento face ao mês anterior foi verificado no Norte (0,9%) e, por outro lado, a redução mais acentuada foi observada na Região Autónoma da Madeira (-1,3%).

Já em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 6,1%, registando-se a variação mais intensa no Norte (5,7%) e a única descida no Alentejo (-0,7%).

No caso dos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.284 euros/m2, aumentando 7% relativamente ao mês homólogo. No caso das moradias, o valor mediano da avaliação bancária das moradias foi de 968 euros/m2 em janeiro, valor que representa um acréscimo de 4,9% em termos homólogos.

Lisboa lidera (e o Algarve acompanha o ritmo)

Os dados divulgados esta terça-feira pelo INE revelam ainda que a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país (31% ambas). Do lado oposto, as regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela foram as que apresentaram o valor mais baixo em relação à mediana do país (-42%).

Leia Também: A avaliação bancária e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

[Notícia atualizada às 11h09]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório