Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Agência DBRS mantém rating BBB de Portugal no nível de investimento

A agência de 'rating' DBRS Morningstar manteve hoje a classificação da dívida pública portuguesa em BBB (alto) com perspetiva estável, em nível de investimento, segundo uma nota hoje divulgada.

Agência DBRS mantém rating BBB de Portugal no nível de investimento
Notícias ao Minuto

21:41 - 26/02/21 por Lusa

Economia DBRS

"A confirmação da perspetiva estável equilibra o abrupto choque sanitário e económico com melhorias em indicadores chave do 'rating' nos anos anteriores à crise", pode ler-se na nota divulgada hoje pela agência canadiana.

A DBRS Morningstar foi a primeira agência a pronunciar-se sobre o 'rating' de Portugal este ano, mantendo a tendência do ano passado, em que a Fitch, Standard and Poor's e Moody's mantiveram a classificação da dívida nacional em nível de investimento.

O 'rating' português é também apoiado "pela pertença à zona euro e a sua adesão ao modelo de governação económica da UE [União Europeia]", apesar do legado "da crise da zona euro continuar a colocar vulnerabilidades, incluindo a elevada dívida pública, níveis ainda comparativamente altos de crédito malparado no sistema financeiro, e um crescimento económico potencial relativamente baixo".

"Estes assuntos de legado podem tornar-se ainda mais desafiante se as consequências adversas da atual crise provarem ser duradouras", pode ler-se na nota.

Considerando que a disrupção causada pela pandemia de covid-19 à economia portuguesa foi "severa", a DBRS observa que a "magnitude do choque reflete a natureza pequena e aberta da economia, bem como a contribuição do turismo para o produto".

"O impacto no perfil de crédito vai depender da duração do choque e se altera estruturalmente as perspetivas de crescimento a médio prazo ou enfraquece as finanças governamentais", refere a DBRS Morningstar.

A agência alerta que a qualidade dos ativos do setor bancário português deverá deteriorar-se como resultado da crise, "com a retirada das medidas de apoio a ser provável em 2021", nomeadamente moratórias e empréstimos garantidos pelo Estado.

A DBRS espera uma "continuidade de políticas por parte do Governo minoritário", que classifica de "centristas, incluindo o seu compromisso com as instituições da UE", e que "ajudaram o país a navegar durante a última crise".

"Todos os principais partidos participaram na reparação orçamental durante a última década e as decisões políticas nos últimos anos colocaram Portugal numa posição mais forte para gerir esta crise face à anterior", segundo a agência canadiana.

Em novembro, a Fitch manteve o 'rating' da dívida de longo prazo de Portugal em BBB, nível de investimento, e com perspetiva estável, e a Standard and Poor's manteve também a dívida pública portuguesa em BBB e perspetiva estável.

Em julho, a Moody's não se pronunciou sobre o 'rating' e perspetiva de Portugal, mantendo a classificação de Baa3, acima do 'lixo', para a dívida de longo prazo e a perspetiva positiva, feita em 2019.

O 'rating' é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório