Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PCP quer ouvir Albuquerque e Barreto Xavier sobre coleção Miró

O grupo parlamentar do PCP requereu hoje a presença da ministra de Estado e das Finanças e do secretário de Estado da Cultura em comissões parlamentares para esclarecerem a venda, entretanto suspensa, da coleção estatal de Miró.

PCP quer ouvir Albuquerque e Barreto Xavier sobre coleção Miró
Notícias ao Minuto

17:41 - 05/02/14 por Lusa

Economia Quadro

O deputado Miguel Tiago, que já antes tinha anunciado a apresentação de um projeto de resolução para o "resgate" de volta a território português das obras do artista plástico catalão Joan Miró pertencentes ao nacionalizado BPN, anunciou os dois pedidos de audição "no sentido de apurar a responsabilidade política dos atos".

"Para nós, resulta muito claro neste processo que houve atos políticos e opções que se traduziram em medidas ilícitas. O facto de o secretário de Estado ter autorizado a saída do país de uma obra que já não estava no país e de a Parvalorem (empresa que gere ativos do BPN) se ter escusado a indicar a localização das obras quando solicitada pela Direção-Geral do Património Cultural, apontam para dois tipos de irresponsabilidade: política e, eventualmente, outro tipo que terá de ser apuradas nos tribunais", afirmou, na Assembleia da República.

As 85 obras de Miró encontram-se em Londres, depois de se ter gorado o leilão em que deviam ter sido licitadas. A leiloeira britânica Christie's cancelou a operação em virtude da "disputa nos tribunais portugueses", depois de terem sido interpostas ações cautelares para inviabilizar a venda daquela coleção.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório