Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Internacionalizar 2030 tem 6 eixos e medidas para responder a desafios

O programa Internacionalizar 2030, cuja versão final foi aprovada, contém seis eixos de intervenção, nos quais se incluem "medidas específicas" para responder aos desafios resultantes da pandemia, divulgou hoje o gabinete do secretário de Estado da Internacionalização.

Internacionalizar 2030 tem 6 eixos e medidas para responder a desafios
Notícias ao Minuto

19:50 - 26/02/21 por Lusa

Economia Covid-19

A versão final do programa Internacionalizar 2030, que foi aprovada na última reunião do Conselho de Ministros, estabelece as prioridades no âmbito da internacionalização da economia portuguesa, de captação de investimento direto estrangeiro (IDE) "e do fortalecimento do investimento direto português no estrangeiro (IDPE)", refere o gabinete.

O programa "tem seis eixos de intervenção" e dentro destes "estão ainda contempladas medidas específicas para responder aos desafios resultantes da pandemia de covid-19 à atividade exportadora e à angariação de investimento", acrescenta.

Entre os seis eixos constam o 'business and market intelligence', que pretende "antecipar tendências e oportunidades através da recolha, análise, partilha e monitorização de informação de apoio ao desenvolvimento de estratégias de internacionalização e de atração de investimento", e a formação e qualificação dos recursos humanos e do território.

Inclui ainda o financiamento "através do desenvolvimento de novos instrumentos de apoio às empresas e da sua atividade nacional e internacional" e o "reforço e melhoria dos mecanismos já existentes nesta área, abrindo novas oportunidades para que as empresas nacionais reforcem a sua capacidade de internacionalização e de reinvestimento, com mais exportações e mais IDPE", lê-se no comunicado.

O apoio no acesso aos mercados e ao investimento em Portugal, o desenvolvimento da Marca Portugal e a política comercial e custos de contexto, "através do apoio à conclusão de novos acordos de comércio livre pela União Europeia, e de acompanhamento da execução dos já celebrados", são outros dos três eixos de intervenção.

"A estratégia de internacionalização e de investimento para a década, articulando os vários agentes públicos e privados, permitirá que a economia nacional se posicione no mercado global, promovendo assim o crescimento económico, a criação de emprego qualificado, maior valor acrescentado nacional e ainda maior coesão territorial", refere o gabinete do secretário de Estado da Internacionalização.

O programa Internacionalizar 2020 reúne os contributos "de todas as áreas governativas no domínio da internacionalização da economia, assim como das organizações empresariais privadas que integram o Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE)".

A coordenação da execução do programa "caberá, na sua dimensão política, aos Negócios Estrangeiros, e na sua dimensão técnica à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)".

O gabinete do secretário de Estado dá ainda conta da aprovação, pelo Conselho de Ministros, da "minuta do contrato fiscal de investimento a celebrar entre o Estado Português e a sociedade Ds Smith Paper Viana, S. A, que corresponde a um montante total de investimento de 107,5 milhões de euros".

O projeto prevê a criação de 10 postos de trabalho e a manutenção de 265, na unidade industrial da área do papel, em Viana do Castelo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório