Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Confinamento. Mais de metade das empresas com queda do volume de negócios

Na 1.ª quinzena de fevereiro de 2021, 92% da empresas estavam em produção ou funcionamento.

Confinamento. Mais de metade das empresas com queda do volume de negócios
Notícias ao Minuto

11:13 - 26/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

Mais de metade das empresas (62%) registaram uma quebra do volume de negócios na primeira quinzena de fevereiro, valor que compara com 81% na primeira quinzena de abril, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o inquérito dirigido às empresas, na 1.ª quinzena de fevereiro de 2021, 92% estavam em produção ou funcionamento, mesmo que parcialmente, o que compara com 82% na primeira quinzena de abril de 2020 (primeiro confinamento).

"Admitindo o controlo efetivo da pandemia em 2021, 32% das empresas consideram que o volume de negócios voltará ao normal num intervalo médio de 10,1 meses", pode ler-se.

Ainda assim, "10% das empresas consideram que não vão voltar ao nível normal", de acordo com o inquérito hoje divulgado.

Entre 5% a 24% das empresas que participaram no inquérito beneficiam atualmente de cada uma das medidas de apoio governamentais, sendo que destas a grande maioria considera-as muito importantes para a sua situação de liquidez.

"Nas circunstâncias atuais e na ausência de medidas adicionais de apoio, 68% das empresas estimam conseguir permanecer em atividade por um período superior a seis meses", conclui o mesmo relatório.

Leia Também: 'Pensão na Hora' já está disponível. Eis como funciona (com vídeo)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório