Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Wall Street volta a focar a empresa pelas fortíssimas valorizações

A cadeia de lojas de videojogos GameStop volta a dar que falar em Wall Street, depois do frenesim especulativos de janeiro, com fortes apreciações recentes.

Wall Street volta a focar a empresa pelas fortíssimas valorizações
Notícias ao Minuto

23:23 - 25/02/21 por Lusa

Economia GameStop

Na quarta-feira, a sua ação valorizou mais de 100% e hoje esteve a subir cerca de 65%, uma volatilidade extrema que levou o regulador bolsista a suspender a sua transação temporariamente.

A recente acentuada valorização da GameStop, cotada na Nasdaq sob a designação GME, começou no dia seguinte ao anúncio da demissão do seu diretor financeiro, Jim Bell, que se vai manter no cargo até 26 de março.

Segundo a GameStop, a saída de Bell não é motivada por "um desacordo sobre qualquer assunto relacionado com as atividades, os regulamentos ou as práticas da empresa", como comunicado à entidade reguladora do mercado de capitais (SEC, na sigla em Inglês).

O sítio Business Insider, que cita fontes conhecedoras do processo, contudo avançou que Bell teria sido "colocado à porta" pelo acionista-ativista Ryan Cohen, que entrou recentemente no capital e na administração da empresa.

A entrada na GameStop de Cohen, co-fundador do sítio de venda em linha de produtos para animais Chewy, tinha sido um dos elementos desencadeadores do brusco movimento de valorização da empresa em Wall Street no fim de janeiro.

Cohen tem a reputação de implicar com os dirigentes das empresas das quais é acionista para que apliquem as receitas que, na sua opinião, as vão colocar na via do sucesso.

Além da saída do diretor financeiro, não há verdadeiramente informação nova que justifique a recente valorização da GameStop.

A sua entrada no capital da GameStop em janeiro tinha sido um dos elementos desencadeadores da brusca valorização da empresa.

No final de janeiro, um exército de pequenos investidores amadores, que se encontravam em um fórum popular do sítio Reddit, decidiu avançar em defesa da GameStop, contra os ataques de grandes fundos especulativos, que apostavam na descida do seu preço bolsista, o que, pelo contrário, o fez subir.

A preocupação com a forte volatilidade bolsista motivou reuniões com a secretária do Tesouro, da SEC e da Reserva Federal, e audições no Congresso, com a preocupação subjacente a ser a de saber se houve manipulação do mercado.

Hoje, o investidor Charlie Munger, parceiro de negócios do multimilionário Warren Buffett, deplorou a mentalidade consistente em lançar-se em massa sobre títulos da moda, comparando esta atitude a festas 'hippies'.

Depois de ter fechado a mais de 347 dólares em 27 de janeiro, a ação GameStop fechou a semana passada em 40 dólares e hoje em torno dos 151 dólares.

Perante estes vivos movimentos, é difícil saber se a cotação do título vai manter-se, subir ainda mais ou afundar-se.

Leia Também: Wall Street segue em queda ligeira com GameStop de novo em destaque

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório