Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Câmara do Porto propõe selo de confiança e mediador do alojamento local

A criação do selo 'Confiança Porto' para o alojamento turístico e da figura do mediador do alojamento local são algumas das medidas que a Câmara do Porto apresentou hoje para combater a crise turística provocada pela covid-19.

Câmara do Porto propõe selo de confiança e mediador do alojamento local
Notícias ao Minuto

22:17 - 25/02/21 por Lusa

Economia Covid-19

O Conselho Municipal do Turismo reuniu hoje, por videoconferência, com a participação de 41 conselheiros que quiseram conhecer a estratégia que a Câmara do Porto está a desenvolver para a retoma da atividade turística, um setor em crise devido à pandemia da covid-19.

Além do selo "Confiança Porto", que passará pela qualificação e reconhecimento do alojamento turístico, foram também abordadas a criação da figura do mediador do alojamento local, bem como o Regulamento das Áreas de Sustentabilidade Turística, que vem reformular a proposta de regulamento do Alojamento Local, com ênfase na sustentabilidade, e apostando numa abordagem preventiva.

O selo "Confiança Porto", que passará pela qualificação e reconhecimento do alojamento turístico, é uma das medidas encetadas pela Câmara do Porto para mitigar o impacto negativo causado pela pandemia.

Além da proposta do selo "Confiança Porto", a autarquia do Porto também abordou, na reunião, a "criação da figura do mediador do alojamento local", e o "Regulamento das Áreas de Sustentabilidade Turística", com o objetivo de "reformular a proposta de regulamento do Alojamento Local, com ênfase na sustentabilidade, e apostando numa abordagem preventiva", lê-se no sítio na Internet da Câmara do Porto.

No Conselho Municipal do Turismo também foram apresentadas "medidas de apoio direto à economia", designadamente o "Porto com Sentido", uma oferta de habitação acessível por meio de contratos de arrendamento de longo prazo garantidos pelo município, e a criação do Observatório de Turismo do Porto, uma plataforma que foi recentemente anunciada pelo presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), e que proporcionará uma leitura em "tempo real" da dinâmica turística da cidade.

Nos planos metropolitano e regional foram referidos projetos para os quais a autarquia tem contribuído ativamente para a promoção e projeção internacional do destino, como o caso dos Caminhos de Santiago, a integração na rede Great Wine Capitals e o Turismo Industrial.

As propostas apresentadas vão ser analisadas por grupos de trabalho temáticos compostos pelos conselheiros, para, em conjunto, identificarem "ações concretas que respondam às necessidades impostas pelo atual contexto", indica a autarquia.

Durante a reunião foi aprovada por unanimidade a proposta de admissão da Escola de Hotelaria de Turismo do Porto no Conselho Municipal de Turismo.

A primeira vez que este órgão consultivo reuniu foi em julho de 2020.

O Presidente da República insistiu hoje no apelo a mais "medidas de emergência e de apoio", para compensar os "sacrifícios pesados" do atual confinamento geral imposto para conter a covid-19.

Em Portugal, já morreram mais de 16 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 801 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Leia Também: AO MINUTO: "Agir" para certificado "até verão"; Marcelo destaca "lucidez"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório