Meteorologia

  • 20 ABRIL 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Uma conta bancária, mas com "custos controlados". Eis como funciona

Na prática, as contas de serviços mínimos permitem "aceder a um conjunto de serviços bancários essenciais a um custo reduzido" e estão disponíveis em todas as instituições.

Uma conta bancária, mas com "custos controlados". Eis como funciona
Notícias ao Minuto

08:48 - 28/02/21 por Notícias ao Minuto 

Economia conta bancária

Cada vez mais se ouve falar das contas de serviços mínimos bancários que, na prática, são um produto que inclui serviços considerados essenciais com "custos controlados". Este é também o tema do mais recente podcast do Banco de Portugal (BdP), no qual o supervisor da banca explica como funciona.

Na prática, as contas de serviços mínimos permitem "aceder a um conjunto de serviços bancários essenciais a um custo reduzido" e estão disponíveis em todas as instituições.

A principal diferença destas contas face às restantes é que o custo anual não pode ir além de 4,38 euros, recorda o BdP.

Quem pode abrir uma conta de serviços mínimos bancários?

Qualquer pessoa singular pode aceder aos serviços mínimos bancários se não for titular de uma conta de depósito à ordem. Se detiver uma única conta de depósito à ordem, também pode convertê-la numa conta de serviços mínimos bancários.

Contudo, existem algumas exceções:

  • Uma pessoa singular que detenha outras contas de depósito à ordem pode ser contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas;
  • A pessoa que já seja contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% pode aceder individualmente a uma conta de serviços mínimos bancários, se não tiver outras contas de depósito à ordem;
  • O cliente que foi notificado de que a sua conta de depósito à ordem será encerrada pode solicitar a abertura de uma conta de serviços mínimos bancários.

Pode consultar aqui todos os serviços que estão incluídos nas contas de serviços mínimos.

Leia Também: BdP já realizou a 1.ª ação de formação sobre contas de serviços mínimos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório