Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

EDP acredita que hidrogénio verde vai "explodir" nos próximos anos

O presidente executivo da EDP disse hoje que o hidrogénio verde é um tipo de energia que vai "explodir" no curso da próxima década e que a energética está preparada para tirar vantagem disso, estando já a analisar 20 projetos.

EDP acredita que hidrogénio verde vai "explodir" nos próximos anos
Notícias ao Minuto

11:46 - 25/02/21 por Lusa

Economia EDP

"Acreditamos que esta energia [hidrogénio verde] vai 'explodir' no curso da próxima década. [...] Nós, EDP, estamos bem posicionados para tirar vantagem disso", disse Miguel Stilwell d'Andrade, durante a apresentação do plano estratégico do grupo para 2021-2025 aos analistas.

A EDP tem já 20 projetos de hidrogénio verde em análise, disse, sem ter, no entanto, revelado mais detalhes.

Também presente na sessão, o administrador financeiro, Rui Teixeira, disse que "há um consenso" de que o hidrogénio verde é uma tecnologia que "vai levar à meta da descarbonização". "Naturalmente, vemo-nos a ter um papel-chave neste setor", acrescentou.

"Há um objetivo estratégico na Europa em termos de crescimento da capacidade de hidrogénio. Em Espanha temos estado bastante ativos, [...] temos discutido com grandes companhias", acrescentou Rui Teixeira.

Segundo o responsável, a energética acredita ser possível chegar a 2025 com 250 megawatts (MW) de eletrolisadores.

A EDP é uma das empresas que faz parte do consórcio H2Sines (juntamente com a Galp, REN, Martifer, Vestas e Engie), um projeto para analisar a possibilidade de produzir hidrogénio verde em Sines.

De acordo com o plano hoje divulgado, a EDP quer ter mais 50 gigawatt (GW) em energia limpa até 2030, passando de uma produção renovável atual de 74% para 100% em 2030.

O grupo pretende investir 24.000 milhões de euros na transição energética, dos quais 19.200 milhões de euros (80%) em energias renováveis até 2025, que inclui tecnologias eólica, solar, hidrogénio verde e armazenamento de energia.

Leia Também: Vacina chinesa usada em vários países ainda não foi revista para África

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório