Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Embraer entrega à holandesa KLM primeira unidade do seu maior avião

A fabricante de aeronaves Embraer informou na terça-feira que entregou à KLM a primeira das 25 aeronaves encomendadas pela companhia holandesa do modelo E195-E2, que é o maior e mais eficiente dos aparelhos produzidas pela empresa brasileira.

Embraer entrega à holandesa KLM primeira unidade do seu maior avião
Notícias ao Minuto

06:23 - 24/02/21 por Lusa

Economia Aviação

Num comunicado enviado ao mercado, a Embraer informou que a entrega foi feita a representantes da KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM Royal Dutch Airlines, numa cerimónia nas instalações da empresa brasileira no estado de São Paulo.

Além de tratar-se do primeiro modelo E195-E2 a entrar na frota da companhia aérea holandesa, filial da Air France-KLM, é também o primeiro avião da nova geração de aeronaves da Embraer recebido pela KLM Cityhopper, empresa que já possuía na sua frota 49 aeronaves do fabricante brasileiro (17 aviões E175 e 32 aparelhos E190 de primeira geração).

De acordo com a Embraer, a KLM encomendou 25 desses aviões e tem opção de compra de outros dez.

O E195-E2, com 41,5 metros de comprimento e capacidade para 130 pessoas (na versão solicitada pela KLM), é o maior avião de passageiros produzido pela Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e líder mundial no segmento de aviões para voos regionais.

Por ser um dos três modelos de segunda geração da Embraer, é uma aeronave mais eficiente, moderna e económica no consumo de combustível, segundo a fabricante.

Este modelo, apresentado comercialmente em 2017, tem autonomia de voo de 4.537 quilómetros a velocidades de até 870 quilómetros por hora.

De acordo com a empresa brasileira, esse modelo é "o mais eficiente do mundo em aviões comerciais para rotas domésticas", uma vez que as suas avançadas tecnologias permitem reduzir os custos operacionais em 25%, devido ao menor consumo de combustível.

Segundo o comunicado da Embraer, a KLM, que já é líder mundial em sustentabilidade entre as companhias aéreas, tem adotado diversas medidas para tornar as suas operações mais ecológicas, entre elas a renovação da frota.

O E195-E2, indica a empresa, foi projetado para reduzir em 10% as emissões de gases poluentes por voo, assim como a poluição sonora em 60%.

"A inclusão deste modelo na nossa frota é uma parte vital de nossos planos para reduzir a nossa pegada de carbono em pelo menos 50% por passageiro, por quilómetro, até 2030. O E195-E2 não é apenas uma aeronave economicamente atraente, mas também se encaixa perfeitamente na nossa iniciativa de sustentabilidade", disse o diretor da KLM Cityhopper, Warner Rootliep, citado no comunicado.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, com 65% do capital.

Leia Também: Embraer satisfeita com fim de disputa entre Brasil e Canadá na OMC

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório