Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Moody's diz que acordo do FMI com o Quénia é positivo para o rating

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que o programa de ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2,4 mil milhões de dólares ao Quénia é positivo para a análise da qualidade do crédito soberano.

Moody's diz que acordo do FMI com o Quénia é positivo para o rating
Notícias ao Minuto

13:16 - 23/02/21 por Lusa

Economia Quénia

"O programa do FMI vai mitigar as pressões de financiamento que surgem da liquidez de risco e, com o tempo, vai apoiar os esforços de consolidação do orçamento do Governo num contexto de uma rápida subida do peso da dívida, o que é positivo do ponto de vista do crédito", lê-se num comentário ao acordo entre o FMI e o Quénia.

A ajuda financeira do Fundo, no valor de cerca de 1,9 mil milhões de euros, foi anunciada em meados deste mês, mas a Moody's alerta que "o risco de implementação [do programa do FMI] é elevado devido ao fraco histórico do Governo no que diz respeito à eficácia da política orçamental".

Ainda assim, o programa do FMI, que se prolonga até abril de 2024, "vai aliviar as pressões de liquidez, aumentando as reservas internacionais do Quénia, e apoiar os esforços do Governo na consolidação orçamental que a pandemia de covid-19 adiou".

O défice das contas públicas deverá alargar-te para 8,7% neste ano fiscal, refletindo a redução da coleta fiscal, de acordo com as previsões do Governo, que estão ligeiramente piores que a estimativa da Moody's, que aponta para um desequilíbrio orçamental de 8,2% do PIB.

No comentário, os analistas da Moody's escrevem ainda que "a decisão do Quénia de participar na Iniciativa do G20 de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) vai dar ao Governo um alívio de liquidez temporário, reduzindo o montante dos pagamentos em moeda externa a muito curto prazo".

A Moody's atribui ao Quénia um 'rating' de B2, abaixo do nível de recomendação de investimento, com Perspetiva de Evolução Negativa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório