Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Novas etiquetas energéticas chegam às lojas a 1 de março

Frigoríficos, congeladores, aparelhos de armazenagem de vinho, máquinas de lavar louça e entre outros passam a ter novas etiquetas energéticas a partir do próximo mês.

Novas etiquetas energéticas chegam às lojas a 1 de março
Notícias ao Minuto

09:00 - 23/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia etiquetas energéticas

Os eletrodomésticos ganham novas etiquetas energéticas já a partir do início do próximo mês, anunciou a ADENE - Agência para a Energia, esta terça-feira.

"A partir de 1 de março, frigoríficos, congeladores, aparelhos de armazenagem de vinho, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, máquinas combinadas de lavar e secar roupa, televisores e ecrãs digitais passam a apresentar nas lojas físicas e online a nova etiqueta energética", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Contudo, no caso das lâmpadas, "a mudança para a nova etiqueta energética entra em vigor a 1 de setembro de 2021", adianta a ADENE.

O que é a etiqueta energética?

Segundo a ADENE, trata-se de uma "ferramenta importante para que os consumidores possam compreender melhor e comparar a eficiência de eletrodomésticos como os frigoríficos, os televisores ou as máquinas de lavar loiça ou roupa. Permite fazer escolhas mais sustentáveis e, assim, poupar na fatura da eletricidade".

Qual a necessidade de se criar uma nova etiqueta?

De acordo com um inquérito realizado junto dos consumidores, a escala atual induz em erro, adianta a ADENE. "Isto porque a maior parte dos eletrodomésticos situa-se, hoje, nas classes A+, A++ e A+++, deixando as classes inferiores vazias, essencialmente porque os aparelhos menos eficientes foram entretanto desaparecendo do mercado", acrescenta.

Deste modo e para resolver o problema, a União Europeia decidiu rever a escala da etiqueta: as classes '+' desaparecem, dando lugar a uma classificação de A a G. Inicialmente, a classe "A irá manter-se vazia para encorajar os fabricantes a desenvolverem equipamentos mais eficientes", refere a Agência para a Energia.

A ADENE a e a DECO Proteste promovem no dia 4 de março às 18h30 um webinar gratuito que explica as mudanças e as mais valias da etiqueta energética para o consumidor.

Leia Também: Novo presidente executivo da EDP Brasil quer aumentar peso do solar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório