Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coimbra aprova projeto de execução da Linha do Hospital do 'metrobus'

O município de Coimbra aprovou hoje o projeto de execução da Linha do Hospital, que vai ligar em 'metrobus' (autocarros elétricos) a baixa ao complexo de saúde da cidade, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

Coimbra aprova projeto de execução da Linha do Hospital do 'metrobus'
Notícias ao Minuto

21:33 - 22/02/21 por Lusa

Economia Transportes

"Chegar ao dia de hoje, que é histórico, resulta essencialmente de termos 30 anos de atividade", frisou o presidente da Câmara aos jornalistas, no final da sessão de Câmara, salientando que "finalmente vemos a luz ao fundo do túnel".

Manuel Machado destacou o facto de ter sido possível projetar o 'metrobus' a atravessar o coração da cidade "respeitando o património mundial e as suas classificações, com todas estas condicionantes que tiveram algumas dificuldades em serem resolvidas".

"Hoje, damos um passo importante para concretizar o 'metrobus', também conhecido por metro Mondego, em estruturas de circulação compagináveis com os movimentos pendulares que foram estudados", disse.

Para o autarca, a decisão de hoje "é um passo notável para a concretização do Metro Mondego".

O projeto de execução foi aprovado por maioria, com os votos contra dos dois vereadores do movimento Somos Coimbra, que apontou deficiências ao projeto, e da abstenção do vereador único da CDU.

O SMM "consiste na implementação de um 'metrobus', utilizando veículos elétricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra", ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.

Das quatro empreitadas que integram o projeto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de São João, em Coimbra, e a abertura da Via Central, no espaço urbano da baixa da cidade.

Decorre também o concurso da empreitada do troço Alto de São João - Portagem (Coimbra).

A Linha do Hospital faz ligação direta da Baixa da cidade e da Linha da Lousã aos Hospitais da Universidade de Coimbra, Instituto Português de Oncologia e Hospital Pediátrico.

A Comissão Europeia aprovou a contribuição financeira de 60 milhões de euros que estava prevista para fazer avançar o SMM, anunciou no dia 15 de janeiro o Governo.

"A esta aprovação corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 60 milhões de euros e um investimento elegível total no montante de mais de 89 milhões de euros", informou, nesse dia, o gabinete do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

A comparticipação da União Europeia é concretizada através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Os concursos das empreitadas dos restantes troços (Portagem - Coimbra B e Linha do Hospital) serão lançados durante 2021", adiantou também, em janeiro, o gabinete de Pedro Nuno Santos.

A Comissão Política Concelhia do PS considerou a aprovação do projeto de execução da Linha do Hospital como um "dia histórico em Coimbra para a mobilidade sustentável", considerando que esta linha "é essencial para a sustentabilidade do projeto" do SMM.

"Este é mais um desbloqueio fundamental, mais um passo dado, rumo à execução total deste investimento estruturante para a região", refere a estrutura socialista, em comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório