Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Censos 2021 recebe 60 mil candidaturas para recenseadores

O Instituto Nacional de Estatística (INE) recebeu cerca de 60 mil candidaturas para recenseadores no âmbito do Censos 2021, anunciou hoje o organismo estatístico, adiantando que a seleção ficará a cargo das autarquias e será feita em março.

Censos 2021 recebe 60 mil candidaturas para recenseadores
Notícias ao Minuto

19:09 - 22/02/21 por Lusa

Economia INE

De acordo com um comunicado do INE, entre os 60 mil candidatos a nível nacional apenas os que "melhor se enquadram nos requisitos definidos" serão chamados para entrevistas de seleção.

"Após a seleção, os recenseadores vão adquirir o conjunto de conhecimentos necessários ao desempenho das suas funções nos Censos 2021. Os Censos 2021 terão início no próximo mês de abril e serão realizados preferencialmente pela Internet. A partir de 05 de abril, todos os alojamentos vão receber uma carta com a informação necessária para a resposta aos Censos 2021 pela Internet distribuídas pelos recenseadores", explicou o INE.

O instituto refere ainda que o contexto de pandemia vai obrigar a um plano de contingência "de modo a prevenir riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores, bem como garantir a qualidade da execução da operação estatística".

Entre as medidas previstas para a redução de riscos de contágio estão a opção preferencial pela recolha de informação pela internet, criando uma linha telefónica de apoio à população; a possibilidade de responder ao Censos 2021 por telefone, uma opção "dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública".

Para os casos em que o contacto presencial não possa ser substituído será adotado "um rigoroso Protocolo de Saúde Pública, que descreve as medidas de segurança a aplicar".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório