Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Desemprego de longa duração afeta mais de 50% dos licenciados

O número de licenciados desempregados de longa duração, ou seja, que não arranjam emprego há mais de um ano, continua a aumentar. Segundo o Jornal de Notícias, o fenómeno seria ainda pior sem a vaga de emigração qualificada que cria alguns sinais de alívio.

Desemprego de longa duração afeta mais de 50% dos licenciados
Notícias ao Minuto

08:16 - 05/02/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Dados

Em Portugal existem 146,5 mil desempregados que têm curso superior. No terceiro trimestre de 2013, mais de 81 mil (55%) são considerados desempregados de longa duração por não conseguirem encontrar emprego há mais de um ano.

Relativamente a 2012, são mais 11 mil licenciados que se encontram nesta situação, e mais 5 mil face ao trimestre anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia

O Jornal de Notícias avança que o excesso de qualificações e o investimento estagnado são as razões para o problema, que seria pior caso não se contabilizasse a vaga de emigração qualificada dirigida essencialmente para o Brasil, África e Norte da Europa.

Apesar dos dados do boletim do emprego do ministério tutelado por Pires de Lima mostrarem que o desemprego de longa duração está a “dar a volta”, os licenciados não acompanham essa tendência. A melhoria que se registou no segundo trimestre do ano passado voltou a piorar no terceiro.

Neste momento, o número de licenciados desempregados atingiu a segunda marca mais elevada de sempre e, segundo o estudo ‘Employment and Social Developments in Europe 2013’, Portugal é um dos países europeus com maior índice de “sobrequalificação” no emprego.

Os peritos da Direção-Geral do Emprego da Comissão Europeia, que elaboraram o estudo, afirmaram que “devemos agora ter atenção ao risco de uma geração perdida”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório