Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AdIN. Investimento de 14 milhões para reduzir perdas de água da rede

A Águas do Interior Norte (AdIN) vai aplicar 14 milhões de euros na redução de perdas reais de água distribuída nas redes dos oito municípios que integram a empresa e que são na ordem dos 60%, foi hoje anunciado.

AdIN. Investimento de 14 milhões para reduzir perdas de água da rede
Notícias ao Minuto

13:54 - 18/02/21 por Lusa

Economia Investimento

O primeiro passo foi dado hoje, no Peso da Régua, com a consignação da empreitada que vai arrancar em breve neste município do distrito de Vila Real e que implica um investimento de 560 mil euros.

"O nosso grande objetivo é reduzir ao máximo as perdas para podermos ter uma tarifa o mais acessível possível para os nossos munícipes", afirmou o presidente da Câmara da Régua, José Manuel Gonçalves.

O autarca defendeu que quanto "maior foi a eficiência hídrica e menores forem as perdas de água da rede, melhor é a gestão e a tarifa que pode ser aplicada".

Neste concelho vão ser implementados pontos de medição maioritariamente à saída dos reservatórios de distribuição e instalada instrumentação e acessórios de controlo em falta nos reservatórios.

As perdas na rede são da ordem dos 40% no município da Régua, ascendendo aos 60% no total da empresa AdIN, que agrega ainda Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real.

O total do investimento previsto pela AdIN para a eficiência hídrica é de 14 milhões de euros, resulta de candidaturas a fundos comunitários (POSEUR) e vai ser aplicado nos próximos dois anos.

Carlos Silva, presidente do conselho de administração da AdIN, referiu que as perdas de água podem estar relacionadas com roturas, utilização indevida ou até furtos.

"Estes sistemas de medição que vão ser colocados vão dar-nos informação zona a zona de qual é o volume de água que entra e que está a ser vendida, e ajudar a detetar quais são os pontos onde esses problemas podem ocorrer", salientou.

Para além da poupança de água, este investimento visa ainda "atenuar a diferença" entre o valor da fatura paga à Águas do Norte, que fornece este bem em alta, e o que é cobrado aos consumidores (distribuição em baixa).

No âmbito das intervenções previstas vão ser implementados pontos de medição, colocadas válvulas redutoras de pressão para limitação de pressões, instalados instrumentos e acessórios de controlo em falta nos reservatórios, adquirido equipamento para campanhas de medição e localização de fugas e instalado um sistema de telemetria centralizado.

A AdIN iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, num total de mais de 100 mil habitantes, tendo nascido no seio da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro.

Leia Também: Dois pescadores espanhóis resgatados após queda à água no rio Minho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório